10ª Rondônia Rural Show Internacional bate 3,5 bilhões em negócios

0
576

A Rondônia Rural Show Internacional encerra a 10ª edição com maior volume de negócios já alcançado em sua história, chegando ao valor, ainda parcial, de R$ 3,5 bilhões se consolidando como a maior Feira do agronegócio do Norte do Brasil. Durante os seis dias de intensa programação, a Feira recebeu mais 265 mil de visitantes que vieram de vários municípios rondonienses, além de comitivas de outros estados e países da Europa, África e continente americano.

Os números mostram um crescimento volumoso em relação à edição do ano passado, em que foram movimentados R$ 2,6 bilhões. Quanto aos visitantes, teve-se outro recorde batido, o Centro Tecnológico recebeu durante os seis dias, um número superior a 265 mil pessoas, em sua maioria, investidores, estudantes, políticos, comunidade em geral, e principalmente, os produtores rurais.

Para o governador Marcos Rocha, a Rondônia Rural Show Internacional cresce a cada ano, sendo vitrine para outros estados e países que passam a conhecer as melhores tecnologias sustentáveis do Estado.

“A Feira tornou-se gigante, movimentando a economia verde do Estado e impulsionando toda a cadeia produtiva. Nesta edição, foram gerados negócios, emprego e renda, apresentados maquinários de última geração; firmados acordos que vão fortalecer o setor; e ainda, ocorreram palestras; cursos e workshop voltados ao segmento; enfim, foi uma troca de experiência e conhecimento, dando oportunidade de atender as principais demandas dos produtores rurais para que possam crescer cada vez mais”, comemorou.

TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS

A maior Feira do agronegócio do Norte do país trouxe para este ano, o tema “Tecnologias Sustentáveis”, com a proposta de avançar na alta produtividade sem desmatamento e levar ao setor produtivo o que há de mais moderno, para impulsionar a produção.

Entre tecnologias sustentáveis presentes nas Vitrines Tecnológicas está o biogás, produzido com esterco de boi, que ainda gera um segundo produto, o biofertilizante; e também a hidropônica aliada à energia solar. Além disso, uma nascente foi recuperada, e serve de modelo para valorização e preservação dos recursos hídricos, a ser replicado nas propriedades rurais.

O governador destacou todo o trabalho desenvolvido e agradeceu a todos os envolvidos que se dedicaram ao sucesso de mais uma Rondônia Rural Show. “Retribuo o sucesso desta edição do evento, primeiramente a Deus, e a todos que participaram. Foi muito elogiada por visitantes, expositores, pelas autoridades que passaram por aqui, pela excelente organização. Atendemos às demandas da população, colocando espaços maiores para exposição, deixamos o local mais confortável com sombrite, borrifadores e asfalto na via principal da Feira. E já anuncio que, ano que vem a estrutura da Feira do agronegócio estará ainda melhor, com estruturas fixas e vamos em busca de bater novamente os recordes”, disse Marcos Rocha.

O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo enfatizou a união de todos que refletiu positivamente para o sucesso de mais uma Feira. “A Rondônia Rural Show Internacional tem apresentado todo o potencial do agronegócio para o Brasil e para o mundo. Agradeço ao Governo do Estado que tem tornado nosso agro cada vez mais forte. Encerramos esta edição já com os pensamentos para o ano que vem”, ressaltou o secretário ao lado do coordenador da Rondônia Rural Show, Janderson Dalazen, que agradeceu todos os investimentos do Governo para a realização do evento.