Vinícius Miguel é advogado
PORTO VELHO- Um alerta que não vem de um médico, mas de um advogado e ativista social. A diabetes, segundo Vinícius Miguel, de Rondônia, é tudo que a Covid-19 quer para atacar e matar!

Vinícius Miguel fez uma publicação do Facebook que é mais do que um alerta, pode ser a solução para as futuras pandemias. “Já pensou reduzir as mortes por COVID? Pensemos no que comemos!”, postou Vinícius, que é pré-candidato a prefeito de Porto Velho pelo Cidadania.

Logo na abertura do texto, o advogado vai logo dizendo: “Não sou profissional da saúde. O mais perto que cheguei disso foram leituras sobre Sociologia da Saúde, tentando observar processos de cura em diferentes sociedades”.  A razão da postagem, de acordo com Vinícius, “não pretende se prestar para diagnóstico ou sugestão de qualquer intervenção ou uso de medicamentos”.

Leia abaixo:

Vamos lá!

A segunda comorbidade de maior letalidade ao ser associada à COVID em Rondônia é a diabetes (o gráfico possui dois erros, indicando-a [a diabetes] como a primeira por apresentar doenças cardíacas e as respiratórias em 4 categorias divergentes!). ALÔ, SESAU/RO!

Tirando o erro na apresentação dos dados, vale refletir.

A doença pode atingir 10% da população mundial. Dos diabéticos no país, 90% possui a de tipo 2, que é associada a 1) má alimentação desde a infância; 2) hábitos sedentários; 3) sobrepeso. Ou seja, causas (ou, pelo menos, concausas) evitáveis.

Isso nos deixa uma profunda reflexão sobre o papel da família (a primeira a nos introduzir hábitos e culturas alimentares), da escola e do Poder Público no estímulo/apoio à educação alimentar e à educação física.

Quando for ingerir alimentos hipercalóricos, industrializados e repletos de açúcares/gorduras, lembre-se que é um fator de risco a mais para a COVID. 

Leia mais sobre a diabetes   AQUI.
Fonte: Mais RO
Facebook Comments