O judoca Ruan Gladson, com a sua medalha de Campeão Brasileiro Região IV/2015, vai em busca do seu terceiro titulo
O judoca Ruan Gladson,  com a sua medalha de Campeão Brasileiro Região IV/2015, vai em busca do seu terceiro titulo
O judoca Ruan Gladson, com a sua medalha de Campeão Brasileiro Região IV/2015, vai em busca do seu terceiro titulo

Estudantes-atletas de 15 a 17 anos se encontram a partir de sábado (8) em Vilhena na etapa Juvenil dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), que segue até o dia 17 com competições individuais e coletivas nas principais praças esportivas da cidade. A etapa de Vilhena aponta os classificados para o nacional em João Pessoa/PB.

Os jogos envolverão 1.929 participantes entre atletas, técnicos, professores e coordenadores de 178 escolas instaladas em 46 municípios. A cerimônia de abertura está prevista para a noite de sábado no ginásio Jorge Teixeira com o desfile das delegações, apresentações culturais, juramentos, revezamento da tocha olímpica, acendimento de pira olímpica e a participação de autoridades municipais, estaduais e nacionais.

A competição inicia com as disputas nas modalidades individuais, que são: vôlei de praia, atletismo, ciclismo, judô, tênis de mesa e xadrez, e segue até a segunda-feira (10). As provas ocorrerão no Portal da Amazônia, kartódromo, ginásios Jorge Teixeira e da AVV e, também, na biblioteca municipal, sempre pela manhã e tarde.

No Judô, o destaque é o atleta Ruan que é bicampeão do JOER é tem tudo para conquistar o seu terceiro título consecutiva neste final de semana em Vilhena. Com a vitória nos Jogos Escolares, ele ira representar novamente o colégio Objetivo e o estado de Rondônia nos Jogos da Juventude, a maior competição estudantil do País, que este ano, será realizado na cidade de João Pessoa/PB.

Em seu currículo, o judoca rondoniense Ruan Gladson, tem o titulo de Campeão Brasileiro Região IV/2015, é tetracampeão estadual e só não conseguiu a sua quinta vitoria por causa de uma lesão no joelho durante a disputada do estadual deste ano. Ele passou quatro anos e cinco meses sem perder uma luta no estado de Rondônia.

As equipes coletivas do vôlei, basquete, futsal, handebol e futebol começam as partidas em Vilhena na quarta-feira (12) e realizam as finais na segunda-feira (17). As modalidades coletivas acontecem nos ginásios CEEJA, AVV, Geraldão, Jorge Teixeira, IFRO, escola Maria Arlete Toledo e no Portal da Amazônia.

“O Joer tem por finalidade promover, por meio da prática desportiva, a inter-relação sócio afetiva, educacional e cultural entre os jovens que fazem parte do sistema educacional de Rondônia, propiciando a oportunidade de participar na construção da cidadania, elevando os ideais de fraternidade, solidariedade, cultura da paz entre os povos e também o ‘fair-play’, a ética no meio esportivo”, disse o professor Ítalo Aguiar, gerente de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar, da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), pasta responsável pela organização dos Jogos Escolares.

O Joer é o maior evento esportivo estudantil de Rondônia e conta com a parceria da prefeitura de Vilhena. É por meio dele que ocorre a classificação dos atletas para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB). A competição nacional será realizada de 10 a 19 de novembro na capital paraibana, assim como ocorreu na etapa nacional infantil de 19 a 29 de setembro.

MEDALHISTAS EM JOÃO PESSOA

O Time Rondônia retornou de João Pessoa na etapa nacional Infantil dos JEJ com cinco medalhas: duas de prata e três de bronze. As pratas ficaram para as equipes femininas do basquete e do futsal, respectivamente da escola Dom Bosco, de Porto Velho, e da escola Ágape, de Ariquemes.

Os bronzes foram dos meninos. O primeiro deles foi conquistado no atletismo na modalidade salto em altura pelo estudante Guilherme Santos, da escola Marcelo Candia MF, de Porto Velho. Os outros dois bronzes vieram juntos no vôlei e no futsal das escolas Maria Arlete e Álvares de Azevedo, ambas de Vilhena.

Leia mais:
Time Rondônia encerra participação nos Jogos Escolares da Juventude com duas medalhas de prata e três de bronze

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Esio Mendes
Secom – Governo de Rondônia

Facebook Comments