23 C
Porto Velho
terça-feira, agosto 9, 2022

Buy now

spot_img
spot_img

Vilhena recebe selo do Unicef e realiza primeiro Fórum comunitário do projeto

Vilhena foi considerado um município aprovado para receber o Selo Unicef, do Fundo das Nações Unidas da ONU (Organização das Nações Unidas). Este é um reconhecimento pelo tratamento que é dispensado aos jovens bem como uma responsabilidade de melhorar diversos índices nos cuidados com crianças e jovens. Por causa disso, nesta sexta-feira foi realizado o 1° Fórum Comunitário 2017 – 2020 do Selo Unicef, no auditório do Centro dos Idosos.
O fórum representa o ponto de partida para melhorar 11 indicadores monitorados pela entidade, como a taxa de registro civil de crianças recém-nascidas, abandono escolar, distorção idade e ano escolar, gravidez na adolescência entre outros. De acordo com o secretário de Educação, Clésio Almeida, “os municípios precisam evoluir e melhorar. A adesão de Vilhena ao Selo Unicef prova que o prefeito Eduardo, a secretária de assistência social, Patrícia Glória, o secretário de Saúde Luiz Hassegawa, têm se empenhado em melhorar não somente a vida das crianças e adolescentes mas de toda a população de Vilhena, pois como diz o nosso prefeito ‘Essa é a família Vilhena’”.
Participaram do Fórum também o prefeito Eduardo Japonês, a vice Maria José e o presidente da Câmara, Adilson de Oliveira.
O PROJETO – O Selo é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Brasil, mas principalmente na Amazônia Legal Brasileira e no Nordeste, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de
vulnerabilidade.
Mais de 1.900 municípios do Semiárido e da Amazônia se inscreveram no Selo UNICEF Edição 2017 – 2020, mas Rondônia é o único estado brasileiro que os 52 municípios aderirão ao projeto. No município de Vilhena o SELO é de responsabilidade do Prefeito, através da Comissão Intersetorial formada por membros da Sociedade civil e por servidores municipais principalmente da Assistência Social, Educação e Saúde. Com o empenho solidário do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).
O Selo UNICEF é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência.
Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados. A situação da infância e adolescência nos municípios pode ser expressa por meio de indicadores sociais que estão diretamente relacionados aos impactos que o Selo UNICEF pretende alcançar.
A metodologia do Selo UNICEF propõe que os municípios conheçam e acompanhem o desempenho de 11 indicadores de impacto social e desenvolvam estratégias para melhorá-los. Para gerar evolução nos indicadores, é fundamental que os municípios desenvolvam ações, programas e políticas públicas.
Semcom

Related Articles

REDES SOCIAIS

0FansLike
3,429FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles