Viagens de Carlos Vergara é retratada através de obras literárias no Sesc

vergara-retrato1Iniciou no dia 10 de março, na galeria de artes do Sesc Centro, a exposição de “Carlos Vergara 2016 – Experiências de São Miguel das Missões”. As viagens tratam-se de uma metáfora para o fazer da obra – ir em busca de diferentes formas de ver e de ser no mundo. A experiência em São Miguel é um momento decisivo desse “ir em busca” no interior da poética Vergara.

Nas Experiências de São Miguel das Missões, Carlos Vergara encontra esse lugar povoado por acontecimentos de relevância religiosa, política e geográfica para a história da América. Aldeamentos indígenas gerenciados por padres jesuítas no Novo Mundo as missões representavam parte do sonho jesuíta de civilização e evangelização desses povos. Espalhadas por toda a América colonial, as missões constituem uma das notáveis utopias da história.

Nesta viagem, vários tempos e espaços encontram-se e multiplicam-se na superfície da tela e dos lenços, nas fotografias em 3D e nas imagens do vídeo Sudário. Da história pessoal à cultural, passando pela revisitação de modos de vida soterrados e esquecidos, e chegando à própria potência da arte em abrir perspectivas de compreensão que não se encaixam no saber científico e objetivo. No sul da América criou-se uma possibilidade singular de vida em comum, nas quais as diferenças eram assumidas, cultivadas e reinventadas não obstante os conflitos pertinentes ao processo.

A exposição permanecerá na galeria do Sesc Centro até o dia 8 de abril, com atendimento da 8h às 15h e entrada gratuita. “Ser escolhido para proporcionar ao público o acesso a um acervo de grande magnitude nos deixa honrado. Portanto, fica o meu convite à população portovelhense a vir até a galeria de arte do Sesc se deleitar com as obras do poeta Vergara” convida Raniery Araujo Coelho, Presidente do Sistema Fecomercio-Sesc- Senac.

Fonte: assessoria

Facebook Comments