VEREADOR DE PORTO VELHO “ROUBA” PATRIMÔNIO CULTURAL DO PARÁ

0
975

BELÉM-A aprovação de um projeto de lei na Câmara Municipal de Porto Velho, em Rondônia, gerou burburinhos e críticas de paraenses: de autoria do vereador Aleks Palitot, o projeto reconhece o tacacá como patrimônio cultural do município de Porto Velho.

O projeto de lei número 3.601/2017 foi aprovado na última quarta-feira (25), após discussão e votação na Câmara Municipal de Porto Velho.

O autor do projeto, Aleks Palitot, afirma, nas redes sociais, que o projeto é uma homenagem à “tacacazeira mais antiga, Isaura Dantas”, por isso foi escolhido o dia 18 de setembro, data de nascimento de Isaura, para homenagear anualmente o prato.

Mas, assim que o projeto de lei foi descoberto, diversos paraenses foram até a página de Aleks no Facebook para criticar a iniciativa.

“Oi? Tacacá é patrimônio gastronômico do Pará, assim como a maniçoba, que o pessoal de Salvador já tentou surrupiar também. Por favor, foca em coisas mais importantes para sua população… como segurança, saneamento básico… deixa a comida por nossa conta. Obrigada, de nada”, escreveu uma internauta.

“Só pra lembrar, como paraense da gema, que o TACACÁ é de origem paraense, inclusive é tipicamente uma invenção indígena. E você não pode apoderar-se de um prato típico da cultura de outro estado, de um outro”, criticou um paraense.

Posicionamento

Nos comentários das postagens, o vereador chegou a responder alguns críticos. Em uma das respostas, ela afirma que “apenas foi colaborador a uma idéia e solicitação originada entre os queridos vendedores de Tacacá. Eles nos procuraram através da Associação Cultural madeira. Achei importante valorizar uma cultura Amazônida que faz parte da cultura de Porto Velho. Afinal empoderamos um grupo muitas vezes esquecidos pelo poder público. Estamos valorizando eles. Esse não será o único projeto, virão outros com importância e significado”.

Fonte: Diário do Pará