Vale a pena trocar panelas de alumínio por panelas de ferro?

No início do século XX, em todo o mundo, as panelas eram única e exclusivamente feitas em ferro fundido. Posteriormente, com a popularização e o barateamento do alumínio, começaram a ser produzidas frigideiras e panelas de alumínio.

Entretanto, apesar da grande popularidade das panelas de alumínio, as panelas de ferro ainda possuem um espaço reservado no armário das  casas de muitas famílias. Entenda se vale a pena trocar as panelas de alumínio por panelas de ferro e confira as principais vantagens das panelas de ferro:

Panela de ferro melhora a cada uso

Ao contrário de outros utensílios de cozinha, que com o tempo vão se desgastando e perdendo a qualidade, as panelas e frigideiras de ferro tornam-se cada vez melhores com o uso.

Conforme as panelas de ferro são utilizadas, é desenvolvido uma pátina natural e lisa, que recebe o nome de tempero, essa pátina é antiaderente aos alimentos, sem prejudicar a saúde.

Panela de ferro retém o calor

Uma das principais vantagens de trocar as panelas de alumínio por panelas de ferro, é a questão da retenção do calor.

Ao cozinhar com uma panela de ferro, a comida permanecerá quente por um bom tempo, visto que uma das principais propriedades da panela de ferro é reter bem o calor.

Dessa forma, a panela de ferro é ideal para cozimentos de alta temperatura.

As panelas de ferro têm excelente durabilidade

O ferro fundido é um material de difícil destruição, com isso ao adquirir um conjunto de panelas de ferro, a pessoa está adquirindo um item que poderá ser passado de geração em geração se bem conservado.

A melhor parte é que além da excelente durabilidade e resistência, caso as panelas não sejam conservadas e venham a ser danificadas, elas podem facilmente serem restauradas e voltarem a ser excelentes utensílios de cozinha.

Panela de ferro é sinônimo de versatilidade

Por fim, outra grande vantagem da panela de ferro é a sua versatilidade, isso porque uma mesma panela pode ter grandes utilidades e servir para o preparo de diferentes pratos.

Para quem deseja diminuir o número de panelas, a panela de ferro fundido pode ser uma excelente opção.

Facebook Comments