Usina Hidrelétrica Jirau investe R$ 2 milhões em Agroindústria de Açaí que será inaugurada dia 8

A produção de polpa de açaí ganhará novo impulso com a inauguração da Agroindústria de Açaí de Nova Mutum Paraná, no próximo dia oito de novembro, às 10h. O empreendimento é uma iniciativa da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, e visa gerar mais emprego e renda para a região.

A ESBR, por liberalidade, investiu em torno de R$ 2 milhões, via recurso do Subcrédito Social Linha “E”, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Toda a área, infraestrutura e equipamentos da Agroindústria foram doados pela ESBR à Cooperativa de Produtores Rurais do Observatório Ambiental Jirau (COOPPROJIRAU), que atua na região desde 2010 e em 2014 lançou o Projeto de Fomento à Produção de Açaí para atendimento à demanda do mercado rondoniense.

A Agroindústria de Açaí possui capacidade para processar até 600 quilos de polpa por hora, seguindo rigorosamente os padrões de exigência previstos em legislação vigente. O empreendimento pode beneficiar, com empregos diretos e indiretos, mais de 30 famílias de produtores rurais, por meio da comercialização do produto à base de açaí. No período de comissionamento (período de teste e ajustes das máquinas para o processamento da matéria-prima em polpa beneficiada), já foram processadas mais de 8 toneladas de açaí, resultando em 5 toneladas de polpa congelada. Estima-se que até o final de 2019 sejam produzidas um total de 50 toneladas de polpa.

Sandra Vicentini, Presidente da COOPPROJIRAU, ressaltou a importância da iniciativa para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar. “A Agroindústria de Açaí é um presente para a nossa região, dado pela Energia Sustentável do Brasil. Na nossa história, nunca recebemos tanta atenção e incentivo para a agricultura familiar desde que a UHE Jirau se instalou aqui”, ressaltou Vicentini.

A Agroindústria está sob gestão da COOPPROJIRAU, que é um dos resultados do Programa de Educação Ambiental, desenvolvido pela ESBR na área de influência da UHE Jirau, e tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento sustentável das comunidades da região e desenvolver projetos de geração de renda, capacitação e assistência técnica, além da organização da produção agropecuária para comercialização.

Em setembro, também com investimentos da ESBR, por meio do Subcrédito Social Linha E do BNDES e gestão da COOPPROJIRAU, foi inaugurada a Agroindústria de Farinha, com capacidade para processar diariamente até cinco toneladas de raiz de mandioca.

 Dia de Campo de Açaí

 No mesmo dia da inauguração, a ESBR em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Rondônia, também realizará o Dia de Campo de Açaí, a partir das 8h30, na área do plantio, ao lado da Agroindústria de Açaí.

O evento é gratuito e apresentará aos produtores, técnicos, estudantes e demais interessados o sistema de produção do açaí, como manejo da lavoura, irrigação, beneficiamento, mercado e comercialização.

O Dia de Campo de Açaí conta com o apoio da COOPPROJIRAU, da Subsecretaria de Agricultura e Abastecimento de Porto Velho (Semagric) e da Emater-RO.

Serviço

Inauguração da Agroindústria de Açaí

Data: 8 de novembro de 2018 (sexta-feira)

Horário: 10h

Endereço: Rodovia BR 364, km 107, sentido Porto Velho a Rio Branco, linha 105, km 01

Fonte: Assessoria

Facebook Comments