Especialistas apontam como um dos dramas da urbanização das cidades e da qualidade de vida, a falta de espaços públicos de lazer.

PARQUE-AÇAÍ-7O fenômeno nacional ocorre também no Estado de Rondônia. Cidades sofrem com crescimento desenfreado e carecem de infraestrutura. A maioria das cidades de pequeno porte não têm sequer uma praça. Municípios de médio porte, a exemplo de Buritis (a 168 quilômetros da Capital) não tem nenhum espaço urbano adequado para práticas esportivas, lazer ou caminhadas.

O Governo Estadual busca mudar essa realidade através do projeto Canais da Cidadania, um programa que visa a construção de praças nos municípios. O governador Confúcio Moura iniciou o projeto em 2013, em Ji-Paraná, com a revitalização do Córrego Pintado e a construção de uma praça em seu entorno. Esse trabalho era uma das maiores reivindicações da população ji-paranaense.

13 praças em construção

Hoje, o programa de construção de praças beneficia 11 municípios: Porto Velho, Ariquemes, Buritis (2), Campo Novo, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Ouro Preto, Ji-Paraná (2), Cacoal e Pimenta Bueno. As obras são de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER).

Pista de skate no Parque Açaí, em Ariquemes

Ji-Paraná e Buritis recebem duas praças, cada uma.  A Capital da BR, além do Córrego Pintado, ganha a revitalização do Complexo Beira Rio.

Em Buritis é construído o Parque Buritis no entorno do Igarapé Central e também na mesma região é executada a obra do Centro de Desporto e Lazer (Cedel), incluindo uma quadra poliesportiva coberta. Em Porto Velho, na Avenida Jorge Teixeira, entre o Hospital de Base e o Aeroporto Governador Jorge Teixeira, está em obras o Novo Espaço Alternativo, o maior espaço urbano de todo o Projeto Canais da Cidadania. A obra deve ser retomada nas próximas semanas, informou hoje (28) o diretor-geral do DER, Rodrigo Viana.

Inaugurações em março

Até o final do mês de março o Governo Estadual deve inaugurar as praças de Ariquemes (Parque Açaí), Ouro Preto (Parque do Bosque) e Buritis (Parque Buritis). Em Ariquemes e Buritis os trabalhos já ultrapassam 90% de conclusão.

Os Parques Açaí e do Bosque estão entre os mais completos do Projeto, contando com quadras de gramado sintético e de areia; quiosques, pistas de skate e de caminhada, praça, bancos e quiosques. Os demais projetos devem ser concluídos até o final do ano.

900 mil habitantes beneficiados

Ao todo, as 13 praças em construção em 11 municípios beneficiarão diretamente mais de 900 mil pessoas. Durante os lançamentos das obras, o governador Confúcio afirmou que o Projeto Canais da Cidadania é importante para o desenvolvimento das cidades, com a melhoria da infraestrutura e do embelezamento dos municípios.

Parque Buritis, no município de Buritis.

Fonte
Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Nilson Nascimento

Facebook Comments