TRT 14 realiza campanha educativa sobre prevenção de acidente de trabalho em Usina Hidrelétrica em Porto Velho

0
653
arteNa quarta-feira (26/11), cerca de oitenta integrantes das áreas de obras civis e montagens eletromecânicas da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio em Porto Velho, participaram da palestra sobre normas e prevenções de acidente de trabalho ministrada pela juíza do trabalho Luzinália de Souza Moraes, do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região.
O evento integra a campanha educativa realizada pelo Programa de Responsabilidade Socioambiental “Justiça do Trabalho Vai à Empresa”, com objetivo de  trazer conhecimento aos trabalhadores sobre normas e prevenções de acidentes de trabalho, além de mantê-los informados de seus direitos  e deveres trabalhistas, esclarece a juíza, afirmando que “nosso objetivo é mais do que reprimir os conflitos, é evitar que os conflitos aconteçam”.
Para o trabalhador Francisco André, o recado da juíza foi adequado, uma palestra esclarecedora,  porque toda empresa, todo trabalhador tem que ter segurança. “Muitas coisas boas e esclarecedoras foram tratadas pela juíza, ela falou que segurança é direito do trabalhador, e proporcionar a segurança é obrigação da empresa”, disse o operário Joaci Aroucha.
O engenheiro de Segurança do Trabalho da UHE Santo Antônio, Uiurá Camilo Furlan Belmonte, falou que a presença da juíza foi de suma importância, os argumentos apresentados esclareceram os trabalhadores sobre os direitos deles em relação a segurança. “Nós já trabalhamos nesse sentido, com  palestras, ensinando, orientando e entregando Equipamentos de Proteção Individuais, e a presença da Justiça do Trabalho vem conscientizar ainda mais o trabalhador da importância da prevenção nesse sentido”, ressalta o engenheiro.
A ação, organizada pela Secretaria Judiciária do Tribunal, ainda contou os servidores Maria do Socorro Carvalho e Sílvia Emília de Miranda, foi na tenda de treinamento do Programa Sempre Seguro, no complexo de obras do leito do rio Madeira, onde está em construção a casa de força quatro, a última da usina UHE, onde trabalham mais de 3.000 pessoas. A Usina já opera deste março de 2012 com a casa de força um. O funcionamento em sua totalidade está prevista para dezembro de 2016.