Precisando recuperar sua CNH cassada ou suspensa, mas não sabe como fazer? Acompanhe o artigo e descubra tudo o que você precisa sobre o assunto!

Recuperar sua CNH cassada ou suspensa pode ser uma tarefa simples, dependendo da sua situação. Em caso de suspensão, por exemplo, você pode recorrer da decisão.

Mas, em geral, costuma ser preciso cumprir o tempo determinado pelo Detran como suspensão.

Mesmo assim, existem três formas de recuperar sua CNH cassada ou suspensa. É sobre isso que falamos neste conteúdo. Continue lendo e saiba o que fazer!

Entenda a diferença entre CNH cassada e CNH suspensa

Ter a CNH cassada significa perder de vez seu direito de dirigir. Significa que a carteira de habilitação que você tinha não valerá mais, nunca mais.

Mas, cumpridos 2 anos de cassação, você poderá realizar todo o processo para tirar uma nova CNH. O processo é chamado de reabilitação, e inclui desde as aulas e prova teórica, até as aulas de direção e exame.

Já a suspensão da carteira não “joga fora” sua CNH. Na verdade, em até 24 meses você poderá voltar a dirigir com o mesmo documento, depois de passar por uma reciclagem. O tempo de suspensão da carteira varia conforme a punição aplicada ao motorista.

Que problemas a CNH cassada ou suspensa pode trazer?

Sem dúvida, o principal incômodo de ter a carteira de habilitação cassada ou suspensa é que você não estará mais autorizado a dirigir.

Se descumprir essa punição, o indivíduo fica sujeito à multa e à apreensão do carro. Mas dirigir sem CNH não é mais considerado crime, de acordo com decisão de 2019 do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Outro problema que a cassação ou suspensão da CNH pode trazer é que não é possível contratar o seguro do carro em nome do motorista punido.

Ou seja, para contratar um seguro auto, é preciso que o motorista esteja com a habilitação em dia.

Mas existe a possibilidade de contratar o seguro em nome de quem não é proprietário do carro, uma vez que é possível informar o motorista adicional do veículo. É uma saída para proteger o veículo, mesmo não podendo ser em seu nome.

Veja como recuperar sua CNH cassada ou suspensa

  1. Processo de reciclagem no trânsito

Após cumprir o tempo de cassação ou suspensão da CNH, o motorista precisa passar por um processo de reabilitação. Só assim será possível recuperar o direito de dirigir.

Esse processo começa por pagar as taxas para reaver o documento. Depois, vêm os exames médicos, avaliação psicológica, aulas teóricas e testes.

As aulas que você deve assistir vão fazer parte do curso de reciclagem do Detran. Nele, são abordados conteúdos desde a prudência no trânsito até primeiros socorros e legislação de trânsito.

O teste teórico é realizado após o curso de reciclagem, e é preciso acertar pelo menos 70% dele. Então, vêm as aulas práticas (opcionais) e o exame prático.

Se reprovado, o condutor precisa começar tudo de novo, com os testes, aulas e curso de reciclagem.

Vale dizer que o processo para recuperar a carteira suspensa é mais simples. Só é preciso cumprir o tempo da penalidade e depois fazer o curso de reciclagem do Detran, com prova.

  1. Curso de reciclagem on-line

Outra forma de recuperar sua CNH cassada ou suspensa é realizar as aulas de reciclagem no trânsito de modo on-line.

Assim, você vai assistir a videoaulas, em vez de ter que comparecer à autoescola. O restante do processo é o mesmo que apresentamos no tópico anterior.

Apenas algumas localidades permitem realizar o curso de reabilitação de modo on-line. Vale a pena considerar a opção e pesquisá-la na sua região. É uma alternativa interessante para quem precisa de mais flexibilidade em relação aos horários de estudo.

  1. Defesa no processo administrativo

A CNH é suspensa pelo Detran quando o motorista acumula 20 pontos na carteira em um período de um ano.

Assim, o Detran emite uma notificação, avisando da suspensão. Caso discorde da medida, o motorista pode recorrer da decisão, apresentando sua defesa no processo administrativo.

Então, essa é outra forma de recuperar sua CNH suspensa. Pode ser que o órgão volte atrás na punição, por causa de erros formais, por exemplo.

Depois do julgamento do recurso, a suspensão pode não ocorrer. Então, você poderá continuar dirigindo normalmente.

Pronto, agora você já sabe como recuperar sua CNH cassada ou suspensa! Mas não se esqueça que o melhor é prevenir essas situações, pois elas podem gerar bastante incômodo e dores de cabeça.

Então, procure sempre manter a prudência no trânsito e evite acumular pontos na CNH.

Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org.

Facebook Comments