TRE-RO indefere todos os candidatos do PMB, de cabo a rabo

0
444
O PMB está fora das eleições, de cabo a rabo


O PMB (Partido da Mulher Brasileira) de Rondônia está fora da disputa das eleições de 2018 em todos os níveis. Os candidatos ao governo, Comendador Valclei, os dois ao Senado, Josenir Dettoni e Terrinha, bem como todos a deputado federal e estadual, tiveram suas candidaturas indeferidas. O partido não apresentou a documentação necessária, além de não apresentar o mínimo de 30% de candidatas mulheres como prevê a legislação eleitoral em vigor. O Partido das Mulheres só tinha homem candidatos.

Um dos mais prejudicados nessa situação foi o Irailton Dáurea, o Terrinha, que deixou o PT para poder sair candidato ao Senado pelo PMB.

Além do comendador Valclei do PMB, mais dois candidatos ao governo estão fora do páreo. Coronel Charlon (PRTB) e Pedro Nazareno (PSTU). Um quarto candidato, Acir Gurgacz (PDT) concorre sub judice. Os demais, coronel Marcis Rocha (PSL), Expedito Júnior (PSDB), Maurão de Carvalho (MDB), Pimenta de Rondônia (PSOL-PT) e Vinícius Miguel (Rede), estão aptos a concorrer à cadeira mais importante do Palácio Rio Madeira.

De acordo com o calendário eleitoral, hoje, segunda-feira, 17, todos os pedidos de registro de candidatos a governador, vice-governador, senador e suplente, deputados federais, estaduais e distritais, inclusive os impugnados e os respectivos recursos, devem estar julgados pelos tribunais regionais eleitorais, e publicadas as decisões a eles relativas (Lei nº9.504/1997, art. 16, § 1º). Hoje também é o último dia para o pedido de substituição de candidatos para os cargos majoritários e proporcionais, exceto em caso de falecimento, caso em que poderá ser efetivado após esta data, observado, em qualquer situação, o prazo de até 10 (dez) dias contados do fato ou da decisão judicial que deu origem à substituição (Lei nº9.504/1997, art. 13, §§ 1º e 3º).

 

Facebook Comments