Os diferentes produtos de limpeza podem ser armazenados em inúmeros tipos de frascos, com diferentes materiais, tudo de acordo com as especificações do produto e sua utilidade.

Por exemplo, os produtos líquidos não devem ser armazenados em embalagens feitas de papel, enquanto os produtos sólidos, como o sabão em pó, não precisam ser armazenados em frascos de plástico.

Confira a seguir do que são feitos os frascos de produtos de limpeza e entenda qual a importância do descarte correto, além disso, saiba como realizar o descarte ideal:
Do que são feitos os frascos de produtos de limpeza?

As embalagens dos produtos de limpeza, podem ser feitas de papelão, de plástico polipropileno (PP), alumínio, plástico polietileno de alta densidade (PEAD), plástico polietileno de baixa densidade (PEBD), ou uma mistura de plástico com outros materiais.

No geral, as embalagens de produtos de limpeza de cozinha, de banheiro e de limpeza em geral, são chamadas de embalagens termoplásticas, que podem ser recicladas sem perder suas propriedades e sem serem alteradas. As embalagens de alumínio e de papelão também podem ser recicladas.

As embalagens de sabão em pó costumam ser de papelão, material que pode facilmente ser reciclado por ser biodegradável. No caso dos amaciantes, alvejantes, água sanitária, desinfetante e outros produtos líquidos, geralmente os frascos são feitos de PEAD e as tampas de PP, todos materiais plásticos recicláveis.

Há produtos de limpeza de banheiro, por exemplo, que são em aerossol em embalagens de alumínio, também podem ser reciclados, mas exigem um cuidado especial para não acontecerem contaminações.
A importância de descartar corretamente

As embalagens termoplásticas em grande maioria são produzidas a partir de uma fração de petróleo, em sua composição é necessário energia e água, o que também é utilizado na composição do papelão, alumínio e aço.

O processo de reciclagem das embalagens é muito importante para diminuir a demanda de recursos naturais, como a energia e a água, além de serem extremamente importantes para diminuir os gases de efeito estufa emitidos durante a decomposição dos materiais.

Além disso, as embalagens que são descartadas incorretamente, poluem o meio ambiente, prejudicando a fauna e a flora com substâncias nocivas.

Como fazer o descarte

Para evitar a poluição do meio ambiente, é muito importante utilizar todo o conteúdo presente na embalagem. Caso a embalagem possua diferentes tipos de materiais, separe os que possuem semelhança para facilitar a reciclagem.

Procure saber se a sua cidade possui serviço de coleta seletiva, verifique quais são os dias e horários de coleta.

 

Facebook Comments