Tendo Paulo Freire como tema, MDB e Fundação Ulysses Guimarães debatem a cena brasileira

0
224

Com o tema Paulo Freire: 100 anos de educação libertadora, a Fundação Ulysses Guimarães (FUG) e o Movimento Democrático Brasileiro de Rondônia (MDB) realizaram no sábado (16), no Núcleo de Ciências Humanas da Universidade Federal de Rondônia (Unir), em Porto Velho, mediado pela Professora Waldemarina Vieira de Melo, a segunda “Oficina de Debates” (OD), de uma série de outras, programadas para abordar temas que estão latentes na sociedade rondoniense.

Na abertura, o idealizador da Oficina de Debates, vice-presidente nacional do MDB e senador licenciado, Confúcio Moura, por meio de vídeo, disse que o professor pernambucano, Paulo Freire, deixou uma literatura vasta para o Brasil sobre os rumos da educação inclusiva, de forma para que todos possam ter esse mesmo direito.

Confúcio Moura destacou que a Carta Magna de 1988 diz que todos nascem iguais em direitos e deveres, mas se não houver uma educação igualitária para ricos e pobres fica muito difícil acabar a pobreza no país. De acordo com parlamentar, ao oferecer uma educação para uma criança, é possível mudar todo o perfil dela de futuro. “Ela vai ajudar a família, vai obter melhores salários, melhores empregos. Então, as oportunidades que abrem, isso tudo só possível através da educação”, pontuou.

A professora Waldemarina Vieira assegurou que a Fundação Ulysses Guimarães e o MDB estão protagonizando a partir de Rondônia, debates que afetam o sudeste, sul, nordeste, ou seja, o Brasil como um todo. Na primeira Oficina de Debates (25/09), também em Porto Velho, foi abordado o tema desenvolvimento e a sustentabilidade. Com data a ser defina, a próxima agenda será discutida a violência doméstica.

Para Elizeu Lira, da FUG, cada oficina permite a participação máxima de 12 pessoas, visando uma interação maior dos envolvidos nas discussões, e que os debates são mediados por especialistas de áreas diversas que protagonizam análises das causas e possíveis soluções para os problemas abordados.