Sesau emite nota sobre assassinato na ala psiquiátrica do Hospital de Base

0
221

A Secretaria Estadual de Saúde -Sesau, sobre a morte de um paciente na ala psiquiátrica do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, na noite da última terça-feira 16, antes de mais nada lamenta profundamente o ocorrido e esclarece que;

– Os dois pacientes envolvidos e que estavam internados na enfermaria psiquiátrica da ala masculina estavam devidamente medicados, já haviam passado pela avaliação psiquiátrica do dia e não apresentavam nenhum relato de alteração ou agressividade na data do fato. Ambos eram monitorados pelo enfermeiro plantonista, como ocorre em todas as enfermarias.

– Que por volta das 22h um dos pacientes procurou o enfermeiro para informar que havia uma pessoa morta no quarto, que se tratava de um outro paciente de 27 anos que tinha autismo e apresentava déficit mental. Não há relato de desentendimentos anteriores entre os dois.

– A equipe do HB acionou a polícia civil para apurar o ocorrido, um dos pacientes foi levado para prestar depoimento e depois retornou ao hospital onde recebeu medicação e encontra-se na sala vermelha para observação. Trata-se de um paciente dependente químico e que estava internado há oito dias e com transtornos mentais associados ao uso de substâncias.

A Sesau esclarece ainda que a convivência entre os pacientes faz parte do tratamento, como mecanismo de ressocialização deste paciente para que ele possa retornar a sociedade e manter o tratamento de forma ambulatorial.

O HB possui uma enfermaria psiquiátrica com 70 leitos, e que segue as normas e protocolos de assistência a estes pacientes em relação a rotina de medicação, supervisão, e monitoramento das pessoas internadas.

Fonte: Assessoria