Após o estado de alerta emitido pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), através do site oficial do Governo de Rondônia, sobre o critico estoque de bolsas de sangue, por causa das altas demandas, principalmente dos hospitais de Base Dr. Ary Pinheiro, do Amor Amazônia e do Pronto Socorro João Paulo II, servidores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental de Rondônia (Sedam), sensibilizaram-se e reuniram-se em prol do ato, na manhã de segunda feira (21), em Porto Velho, para juntos abastecer parte do estoque.

Mais de vinte funcionários embarcaram em um micro-ônibus cedido pela Fhemeronem frente ao Palácio Rio Madeira para o deslocamento até a instituição. De acordo com a Sedam, muitos servidores seguem em “home office”, devido à pandemia da Covid-19, mas o número de servidores doadores tende a aumentar quando os mesmos voltarem aos trabalhos de forma presencial.

“A intenção é transformar em uma campanha anual e criar uma “cultura de doação” nos servidores. A Fhemeron deu suporte com o micro-ônibus que vem pegar os funcionários. E o nosso escritório regional em Ariquemes também vai participar, mas a ação deles vai ser nesta terça-feira (22), segundo a Fhemeron, lá não tem o transporte próprio, então devem usar o carro da Sedam mesmo, para a melhor logística de doação de sangue no município”, esclareceu a assessora.

“A doação de sangue é um ato voluntário, que pode ajudar a salvar vidas. E essa única doação pode salvar até quatro vidas. E com o incentivo da Secretaria, em dar o suporte no transporte, os servidores se sentem seguros em ir até o local. Pois será um conforto e uma segurança maior”, garante  a doadora, Ana Carolina de Souza Guassu, coordenadora de Monitoramento e Regularização Ambiental da Sedam.

A assistente social da Fhemeron, Maria Luiza explica que divulgações em veículos de comunicação como o Portal do Governo, aumenta o estimulo e os resultados são sempre positivos.

“Fechamos uma parceria com a Sedam logo depois da matéria ser vinculada no portal, e teve um grupo de jovens que também entrou em contato pra doar no sábado. Então, essas ações, sempre geram mais ações. Queria dizer também para as pessoas que querem ajudar, algum grupo, comunidade, ou empresa, que não estamos fazendo coleta externa, mas a gente disponibiliza o micro-ônibus que tem a capacidade de transportar até vinte e oito pessoas”, garante a assistente social.

Os agendamentos para grupo de pessoas que necessitem do micro-ônibus da Fhemeron (Porto Velho), acontece através de agendamentos no (69) 3216-2234 ou o WhatsSApp (69) 9 8464-0125.

Fonte: Secom

Facebook Comments