Sérvia e Kosovo entram em acordo para normalizar relações econômicas, anuncia Trump

0
185

Kosovo anunciou sua independência da Sérvia em 2008. Os dois países também anunciaram acordos com Israel.

A Sérvia e o Kosovo decidiram normalizar as relações econômicas, anunciou nesta sexta-feira (4) o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos.

Ele classificou o acordo como um grande avanço depois de mais de uma década em que o Kosovo declarou independência em relação à Sérvia.

Localização da Sérvia e do Kosovo — Foto:  G1

O presidente dos EUA falou da Casa Branca antes de um encontro com os líderes dos outros dois países.

O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, e o primeiro-ministro do Kosovo, Avdullah Hoti, assinaram documentos no Salão Oval.

Vucic, da Sérvia, disse que ainda há muitas diferenças entre os dois países, mas que o acordo é um grande passo.

Hoti, do Kosovo, afirmou que se trata de uma etapa para o reconhecimento mútuo entre os dois.

“A Sérvia e o Kosovo concordaram com a normalização econômica. Ao centrar seus esforços na criação de empregos e crescimento econômico, os dois países puderam chegar a um avanço”, afirmou o presidente dos EUA.

O anúncio foi feito dois dias depois de conversas entre os líderes e conselheiros da Casa Branca.

Kosovo, de maioria albanesa, declarou independência em 2008 depois de uma campanha de bombardeio liderada pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) para impedir um massacre étnico.

A Sérvia é de maioria eslava. Apoiada pela Rússia, ela não reconhece a independência do Kosovo. Por isso, ela não é aceita na União Europeia.

As negociações para esse acordo haviam fracassado em 2018. Elas voltaram em julho deste ano. O cronograma inicial era para que as conversas fossem retomadas em junho, mas foram adiadas porque o presidente do Kosovo, Hashim Thaci, foi indiciado por crimes de guerra durante uma campanha de guerrilha entre 1998 e 1999, em que os kosovares se rebelaram contra os sérvios.

Israel entra nos acordos

Os dois países europeus também fizeram acordos com Israel. O Kosovo também normalizou suas relações com o país.

A Sérvia vai transferir sua embaixada de Tel Aviv para Jerusalém. É o primeiro país europeu a fazer isso. Os palestinos também consideram Jerusalém sua capital, e a maioria das embaixadas ficam em Tel Aviv.

Fonte: G1