Está se perguntando se essa é a melhor hora para comprar um carro novo? Acompanhe o texto e saiba tudo que você precisa para tomar a melhor decisão!

Com a pandemia do Coronavírus, tudo virou um mar de incertezas. Por isso é tão comum a dúvida se agora é a melhor hora para comprar um carro novo.

A resposta para isso é sim, mas tudo depende. Pode ser uma ótima hora para a compra por alguns consumidores, mas não por outros.

Isso vai variar conforme alguns cuidados necessários na hora de fazer a compra. Nós falamos sobre eles ao longo do texto.

De qualquer forma, especialistas apontam dois bons motivos do porquê essa é a melhor hora para comprar um carro novo. Veja abaixo.

Por que agora é a melhor hora para comprar um carro novo?

A volta gradual do comércio tem aumentado a possibilidade de comprar um carro novo. Durante a pandemia, por exemplo, muita gente ficou com receio de ir até uma concessionária para fazer um test drive.

Mas agora, com protocolos bem definidos para o comércio, tudo pode ser feito com maior segurança. As concessionárias estão, por exemplo, respeitando regras de distanciamento social e higienização dos veículos.

Com os devidos cuidados, pode ser mais simples comprar um carro.

Um dos motivos que tornam essa a melhor hora para comprar um carro novo é a lei da oferta e da demanda. É simples: hoje, há muitos carros disponíveis para venda, já que o número de unidades vendidas durante o período de isolamento social foi baixo.

Ou seja, a oferta de veículos está enorme. Para “se livrar” dos carros, então, as concessionárias estão mais dispostas a oferecer vantagens ao consumidor.

São vantagens como pagamento postergado das parcelas, descontos, emplacamento ou adicionais gratuitos e outros.

Pode ser uma ótima chance de o consumidor comprar por um preço mais baixo ou prazo de pagamento maior.

O segundo motivo pelo qual pode ser uma boa comprar seu carro agora é a taxa Selic. Recentemente, a taxa teve uma baixa histórica. É dela que derivam os juros de operações financeiras no Brasil.

Ou seja, se você vai fazer uma compra, ou mesmo um empréstimo para a compra, vai encontrar preços mais baixos. Como a taxa oscila e pode subir quando o Banco Central decidir, pode ser uma boa aproveitá-la agora.

3 cuidados para comprar um carro novo agora

Agora que você já sabe porque esse é a melhor hora para comprar um carro novo, é hora de falarmos de alguns cuidados necessários para essa compra.

Como citamos no começo do texto, a compra pode ser boa para algumas pessoas, mas não para outras. Se você tomar os cuidados necessários, ela será uma ótima alternativa para você.

Planejar o orçamento

O primeiro passo para fazer uma boa compra do seu carro é planejar o seu orçamento. Você tem certeza de que pode pagar pelas parcelas do veículo?

Para um bom controle, coloque na ponta do lápis quais são hoje seus gastos e ganhos. Depois, liste gastos que, se fosse necessário, você poderia cortar.

Ajuste as suas finanças e, se for preciso, obtenha um empréstimo. Assim, você poderá pagar o carro à vista e conseguir condições melhores na concessionária. Então, depois fará o pagamento do empréstimo ao banco.

Vale a pena comparar o Custo Efetivo Total (CET) do financiamento do carro com o empréstimo no banco. Escolha aquele que, no fim, for mais barato ao seu bolso.

Toda essa atenção vai evitar que você assuma uma dívida que vai trazer consequências em casa depois.

Atenção aos custos extras com o carro

A compra do veículo não é o único custo que você terá. Na verdade, também será preciso emplacar o carro e obter sua documentação.

Outro valor importante a considerar é o seguro auto. Contratar uma proteção para o veículo é fundamental, pois vai evitar prejuízos após um sinistro.

O seguro auto geralmente cobre contra colisão, incêndio, furto, roubo e mais. Com ele, se algum desses sinistros vier a ocorrer, você receberá indenização.

Pensando nesses custos extras, lembre-se de inseri-los no seu planejamento financeiro e pesquisar antes os valores com as seguradoras de carro mais confiáveis. De novo, isso vai evitar que você se atrapalhe com os débitos.

Pesquisar bastante

As concessionárias oferecem diferentes condições e preços, mesmo para os mesmos veículos.

Para encontrar o melhor preço, vale muito a pena pesquisar entre as empresas antes de comprar o seu automóvel.

Pronto! Agora você já sabe o que precisa sobre a melhor hora para comprar um carro novo. Não se esqueça de avaliar as condições de pagamento do veículo para se planejar bem.

Fonte: SeguroAuto.org

Facebook Comments