SEPOGPara modernizar o modelo de gestão existente e inovar no acompanhamento dos programas e projetos visando resultados concretos para o Estado, gestores da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) reuniram-se durante três dias.

Durante o 2º  Workshop (reunião de trabalho) de Planejamento Estratégico no auditório da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), os participantes revisaram missão e visão da secretaria e foram orientados no manuseio do Sistema de Gestão de Projetos (Sigep), lançado na ocasião.

Com metodologia desafiadora, secretários, coordenadores, diretores, gerentes e assessores pensaram e tomaram decisões estratégicas que definiram o foco de trabalho da Secretaria pautado em macro ações traçadas durante o encontro e inseridas em um sistema de acompanhamento online, desenvolvido pela equipe da Sepog.

Os projetos foram inseridos no Sigep com o nome do condutor, metas e prazos e podem ser acompanhados de qualquer lugar pelo secretário de Estado. O andamento dos trabalhos é monitorado através de um farol que acompanha as ações e atividades de cada projeto considerando o que foi previsto e realizado.

O farol é sinalizado na cor vermelha, quando o projeto está iniciando ou parado; amarelo quando estiver com mais de 70% realizado; e verde, ao está com mais de 90% executado ou concluído. Um termo de compromisso para o cumprimento das macro ações foi assinado pelo secretário da Sepog, George Braga, e cada gestor  participante.

IMG_5309Gestão renovada

Ao abrir o evento, George Braga, explicou que serão feitas reuniões mensais para o real acompanhamento dos projetos e que a busca de uma gestão moderna é uma determinação do governador Confúcio Moura.

“Ao dar certo este modelo, que nos faz refletir sobre qual o papel de cada um dentro da instituição, nós iremos irradiar para as outras secretarias. Isso representa a transformação do Estado. Por isso precisamos ter vontade de trabalhar, coragem e conhecimento,” ressaltou George ao destacar também a determinação de adotar transparência e simplificação nos processos do Estado.

Ao agradecer a participação efetiva do corpo de gestores da instituição, o secretário adjunto da Sepog, Pedro Pimentel, disse ser essencial que todos saibam valorizar suas conquistas e que essa atitude reflita no desenvolvimento de um trabalho em equipe de qualidade.

O método utilizado no processo foi conduzido pelo assessor especial de gabinete, Natan de Oliveira. Para ele, o mais importante de todo o processo foi o produto resultante dos trabalhos. “A partir de agora, cada gestor deve motivar sua equipe a executar o que foi traçado neste encontro. Uma das maneiras de fazer isso é dando o exemplo, tomando postura e fazendo junto”, orientou o facilitador do Workshop.

IMG_5394Missão e visão

A missão da Sepog foi definida como “Planejar e coordenar políticas públicas inovadoras com excelência, promovendo o desenvolvimento do Estado e a plena cidadania”.

Como visão, ficou definida: ” Ser referência no Planejamento Governamental e indutora na gestão por resultados.”

 

 

 

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Jane Carla

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