Senador Confúcio Moura destaca ações do Cisan e reforça apoio ao Consórcio

Ao se reunir com representantes do Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de Rondônia (Cisan) em Ariquemes, nesta terça-feira (13), o senador Confúcio Moura (MDB/RO) destacou ações e reforçou apoio à entidade, idealizada pelo parlamentar e inaugurada há 12 anos.

Na Sede Administrativa do Cisan no município, o parlamentar foi recepcionado pelo presidente e prefeito de Rio Crespo, Evandro Epifânio (Lezão MDB), e conheceu o projeto do Selo de Inspeção Sanitária Municipal das Agroindústrias que vem sendo desenvolvido pelo Consórcio, e as atuais políticas de saneamento básico adotadas nas cidades consorciadas.

A nova atividade de inspeção sanitária como instrumento indutor de transformação socioeconômica da região também foi apresentada ao senador como outra medida que visa o direcionamento de emendas para fortalecer o apoiamento aos municípios por meio do Consórcio; além de um pedido para atender demandas, principalmente de maquinários para o aterro sanitário gerido pelo Consórcio.

Apoio

“Fico feliz em ver o Cisan em plena atividade, com ideia ampliada e funcionando perfeitamente”, destacou Confúcio Moura, assegurando que seguirá dando total apoio à entidade e parabenizando o presidente pela gestão exemplar do projeto.

Na oportunidade, o senador que é entusiasta da inovação e dos arranjos administrativos consolidados pelos consórcios intermunicipais do país, falou sobre áreas bem-sucedidas na educação, saúde e saneamento, e solicitou subsídios técnicos do Cisan em relação ao Selo de Inspeção para que sejam destacados por ele na Tribuna do Senado Federal, onde explanará os avanços alcançados pelas gestões municipais, a união das entidades, órgãos e poderes em torno do projeto, e os benefícios do consorciamento.

“Muito obrigado dr Confúcio por estar nos prestigiando mais uma vez, acompanhando nossos trabalhos e ajudando esta entidade criada pelo senhor”, reportou o prefeito presidente.

O Cisan

Fundado em 2009, atualmente o Cisan contempla 15 municípios do Vale do Jamari e Região Central do estado: Alto Paraiso, Ariquemes, Buritis, Cacaulândia, Campo Novo de Rondônia, Cujubim, Governador Jorge Teixeira, Itapuã, Machadinho do Oeste, Monte Negro, Nova União, Ouro Preto do Oeste, Rio Crespo, Theobroma e Vale do Anari.

As atividades do Consórcio beneficiam mais de 300 mil habitantes com planos, programas e projetos ligados à conservação e melhoria das condições ambientais e fortalecimento de arranjos voltados à autonomia administrativa das gestões municipais, e desta forma, se consolidam como mecanismo eficaz na implementação das políticas gerais do saneamento básico.

A união dos prefeitos e prefeitas da região através do Cisan já resultou em 15 lixões a céu aberto com atividades encerradas, e mais de 3.000 toneladas por mês de “lixo” doméstico, comercial e hospitalar coletados, transportados e tratados no complexo do Consórcio em Ariquemes e outras ações de destaque.

Facebook Comments