Semusb avança com os mutirões de limpezas de avenidas e bairros

0
628

 A Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) mantém os serviços de mutirões de limpezas nos bairros e nas grandes avenidas da zona urbana. Nesta quarta-feira (14) foi iniciado um mutirão na Avenida Rogério Weber, enquanto os trabalhos continuam também em outras importantes vias públicas, como Rio de Janeiro, Nações Unidas, Jatuarana, Rio Madeira e José Vieira Caúla, entre outras mais.


Na Avenida Rogério Weber as calçadas estavam sendo obstruídas pelo matagal, que cresce muito rápido. “Realizamos os trabalhos, mas logo precisamos retornar, pois o mato cresce com muita rapidez. Os serviços dos mutirões se constituem de raspagens, roçagens, varrição e outros tipos de limpezas ao longo de toda a via. Depois de retirado todo o entulho acumulado, são iniciadas as pinturas dos meio-fios”, explicou Itamar Ribeiro, secretário adjunto da Semusb.


Os mutirões nos bairros são feitos com máquinas pesadas. “Esse trabalho também é constante. Enviamos homens e máquinas para fazer roçagens, raspagens, retiradas de entulhos das ruas e das residências e, muitas vezes, fazemos também o encascalhamento de algumas vias. Hoje estamos com equipes atuando no Bairro Parque Ceará e no Bairro Lagoinha”, informou o secretário.

Segundo Ribeiro, muitas pessoas dizem às equipes da Semusb que passaram a perceber mudanças na cidade. “Eles comunicam ao nosso pessoal sua aprovação. Mas as mudanças que já podem ser percebidas na cidade são decorrentes também de uma mudança de postura por parte da população. Quando as pessoas vêem as ruas mais limpas, elas têm a tendência de se tornarem mais cuidadosas com as vias públicas. Passam a não jogar mais lixo em qualquer lugar e a manterem mais limpas as frentes das casas. Contudo, apesar de observarmos muita melhora na atitude das pessoas, ainda se faz necessário pedir à população que intensifique o cuidado com as vias públicas para que tenhamos uma cidade melhor”, afirmou.


Além das equipes de mutirões nas avenidas e bairros, a Semusb mantém também uma equipe no cemitério Santo Antônio. De acordo com Itamar Ribeiro, desde que a atual gestão assumiu a administração municipal, o local era tido como um dos gargalos da Semusb. “É difícil manter limpo aquele local. O mato cresce muito e as pessoas também não cooperam com a limpeza. Após algumas tentativas frustradas de terceirização dos serviços, a Semusb resolveu agir de outra forma, passamos a cimentar as ruas e os espaços entre os túmulos. Esse trabalho deverá ser encerrado no início do próximo ano, mas sabemos os esforços serão compensatórios para que o local permaneça bem limpo e conservado”, concluiu o secretário.

Por Renato Menghi | Fotos: Medeiros