semes-pedraoLideranças de bairros, desportistas, representantes de ligas desportivas e de clubes de mães, dentre outros, se reuniram na noite desta terça-feira (13), para discutir o fortalecimento das práticas esportivas na capital de Rondônia. A reunião foi promovida pela prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes). O secretário Rafael Claros (Semes), disse que a ideia partiu do prefeito Mauro Nazif, com objetivo de ouvir sugestões, opiniões e discutir propostas que possam fomentar e fortalecer o esporte em todo Município. “Queremos trabalhar junto com a comunidade. Para isso, precisamos cadastrar as entidades e saber o que elas pensam”, declarou o secretário.

O prefeito fez questão de comparecer ao encontro e falou da importância da participação popular na implementação de políticas públicas. “Essa aproximação da população com o poder público tem resultado em avanços importantes. Queremos saber da comunidade o que é melhor para ser investido. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da nossa população”, disse ele que ouviu atentamente cada reivindicação.

A reunião também serviu para que a equipe as Semes informasse aos representantes da comunidade até que ponto a prefeitura pode ou não apoiar as ações nos bairros ou distritos, conforme orientações do Ministério dos Esportes. Desta forma, o secretário acredita que poderá pleitear verbas junto ao Governo Federal para apoiar projetos em Porto Velho. Uma das metas para este ano é implantar mais dez novas modalidades esportivas.

Todas as propostas serão avaliadas com muito carinho pelo corpo técnico da Semes, que vai determinar a viabilidade ou não. “Sabemos que não teremos verba e nem tempo hábil para apoiar todos os projetos, mas a determinação do Dr. Mauro é para ajudarmos da melhor forma possível”, comentou Claros.

Apoios

O público que compareceu ao encontro no auditório do Espaço Mulher, ao lado da Maternidade Mãe Esperança, apoia a iniciativa da prefeitura de trabalhar em parceria com a comunidade. “Esta iniciativa ajuda bastante para que em 2015, possamos dar um grande salto. Era o que estava precisando fazer”, declarou Renner Martins, representante do Jiu Jitsu Ele acrescentou que o secretário Rafael Claros é jovem e tem uma visão aberta para com as necessidades da população.

Representando a Associação Rondoniense de Competidores Automobilísticos (Arca), José Curvelo disse que o evento foi muito importante “pelo fato da prefeitura demonstrar que está aberta para ouvir as lideranças do esporte”. Segundo ele, a Arca foi fundada em 2009, mas só agora recebeu um convite de uma autoridade disposta a ouvir suas propostas, mesmo que não tenha condições de atender a todas.

Ligado ao basquetebol, Pedro Ferreira de Amorim (Pedrão), também enalteceu a iniciativa do Município por meio da Semes. Ele sugere que sejam criadas mais escolinhas desportivas para revelar novos valores nas mais diversas modalidades. “Sem dúvida esse foi um pontapé inicial muito importante para nós”, comemora.

No último dia oito, Claros e a equipe técnica da Semes se reuniram com representantes do esporte nos distritos. No próximo dia 16, será a vez de conversar com os presidentes de federações. Com base nessas informações, no dia 31 de janeiro a Semes vai divulgar o calendário de atividades para todo ano de 2015.

Fonte: PMPV

Por Augusto José | Fotos: Júlio Muniz

Facebook Comments