Sedam realiza pit stop educativo em alusão a Semana do Meio Ambiente, em Cacoal

Antecipando as ações voltadas à Semana do Meio Ambiente em Cacoal, o Governo de Rondônia, por meio do Escritório Regional da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Erga/Sedam), realizou nesta terça-feira (1) um pit stop educativo. A ação tem como objetivo chamar a atenção da população sobre a importância da participação da sociedade na discussão de pautas que tratam da preservação do patrimônio natural brasileiro.

Materiais informativos e educativos foram entregues aos cidadãos que circulavam pelas vias próximas à Praça Municipal. Os motoristas e motociclistas também receberam adesivos para que a mensagem de conscientização chegue a mais pessoas. Ao longo dos próximos dias, novos pit stop devem ocorrer em outros pontos da cidade.

“Planejamos uma série de ações objetivando a conscientização e a educação ambiental. Os cuidados com o meio ambiente começam com cada um de nós fazendo a sua parte e contribuindo para a preservação dos recursos naturais”, destacou a gerente regional, Thalitta Cota.

Na próxima semana, dia 9, será realizada uma live pela página do Erga no Instagram (@ergacacoal), sobre a importância da conservação do meio ambiente e a recuperação de nascentes e recursos hídricos. O evento on-line terá o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cacoal e também da Associação Desportiva e Ecológica dos Pescadores de Cacoal (Asdec).

No dia seguinte, quinta-feira (10), uma palestra será ministrada junto aos alunos da rede pública de ensino e uma carreata educativa será realizada, tendo o Feirão do Produtor como ponto de chegada. No local, mudas de diversas plantas serão disponibilizadas à comunidade.

Já na sexta-feira (11), uma grande ação será coordenada pelo Escritório Regional, com o suporte do Corpo de Bombeiros Militar e o apoio de diversos parceiros. Às 7h da manhã terá início a limpeza das margens do Rio Machado. Voluntários estão convidados a participar desta ação, que tem como objetivo  revitalizar o principal rio de Cacoal, com a remoção de lixo e entulhos.

A limpeza tem como meta principal conscientizar a população para a quantidade de material que é despejada nos rios, no perímetro urbano, na tentativa de mudar este cenário. Diante da pandemia, todos os voluntários devem fazer uso de máscara facial, álcool 70% e respeitar o distanciamento social.

 

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Facebook Comments