SAÚDE INDÍGENA: FALA DE MINISTRO DA SAÚDE PREOCUPA PREFEITO E VICE-PREFEITO DE GUAJARÁ-MIRIM

0
186

 

GUAJARÁ-MIRIM (RO)-Uma fala que o ministro da Saúde, Luiz HenRique Mandetta, fará nesta quarta-feira, 27, preocupa o prefeito Cícero Noronha, de Guajará-Mirim, além do vice, Davino Gomes Serrath (PMN).

Prefeito Noronha e Davino disseram que o ministro Mandetta já adiantou que vai retirar a saúde indígena da pasta e colocar tudo sob a responsabilidade dos municípios em todo o Brasil.

Segundo Davino, os indígenas de Rondônia já organizam fechamento de rodovias em ponto estratégicos em todo o estado, pelo fato de serem contra essa medida e o desejo de serem ouvidos sobre o assunto. Para o vice-prefeito, “o ministro não conhece a nossa realidade e nossa saúde já atende grande parcela da população indígena, embora não tenhamos meios e recursos para ampliar esse atendimento”.

O prefeito e vice-prefeito fazem um apelo aos deputados federais e senadores por Rondônia e as demais autoridades constituídas que apoiem a causa indígena,que busquem junto ao ministro da Saúde uma solução pacífica pra o problema, a fim de evitar uma paralisação das rodovias que servem ao estado e de maneira tal que os indígenas das áreas terrestres e fluviais sejam atendidos com aquilo que lhes é direito.

FONTE: ASSESSORIA COMUNICAÇÃO PM- GUAJARÁ MIRIM/RO