24 C
Porto Velho
sexta-feira, agosto 12, 2022

Buy now

spot_img
spot_img

SAS Plataforma de Educação comenta Primeiro Dia de Prova do Enem 2017

Neste domingo, 5, o ENEM trouxe as questões de Ciências Humanas e Linguagens. De acordo com o professor Carlos David, do SAS Plataforma de Educação, dentro da área de história, filosofia e sociologia, foi mantido o eixo sociedade, cultura e poder. “A história dos povos africanos e indígenas no Brasil foi abordada, seguindo a coerência da modelagem temática das provas anteriores”, diz.  Na antiguidade clássica, houve uma menção aos gregos e romanos, no que concerne, respectivamente, a Sólon e à Lei das Doze Tábuas.

Nas questões de história, foram explorados temas como o uso dos meios de comunicação no Estado Novo e o movimento social queremista (Era Vargas), além do Golpe de 64, inaugurando a República Civil-Militar. A história social foi apresentada mencionando o holocausto e a declaração de direitos humanos.

Quanto à Nova Ordem Mundial, a Guerra do Golfo e o 11 de Setembro foram trabalhados e, na sociologia, houve um destaque para a questão de gênero, a relevância da mulher no mercado de trabalho. Na filosofia, teve destaque o viés filosófico clássico, sobressaindo nomes como Demócrito, Sócrates e Aristóteles.

A prova de geografia foi diversa, trazendo muitos temas. Para Fernandes Filho, professor do SAS Plataforma de Educação, foram questões contextualizadas e atuais. “Tivemos temas como geografia física, acidez de solos, terremotos, placas tectônicas, centros urbanos, população e imigração, além de meio ambiente e geopolítica”, avalia.

 

Línguas

As questões de inglês trouxeram temas que exigiam interpretação de texto, com questões de nível fácil para mediano. Segundo Daniel Nicolas, professor de inglês do SAS Plataforma de Educação, todos os temas são trabalhados no fundamental e principalmente no médio.

Aqueles que optaram por fazer a prova de espanhol no lugar  do inglês,  encontrou uma prova de nível fácil com um texto  narrativo. O professor da disciplina do SAS Plataforma de Educação, Cláucio Lima, acredita que a prova testou a habilidade de  cultura e conhecimentos de expressões idiomáticas.

As perguntas de português trouxeram temas como a diversidade de gêneros. “Foram   textos  maiores, sem ambiguidade e discrepâncias, sem polêmicas”, conta o professor de português do SAS Plataforma de Educação, João Filho.  Para o acadêmico, foi uma prova mais acessível do que anos anteriores.

 

Para acessar o gabarito da prova em tempo real, acesse: enem2017.portalsas.com.br

Sobre o SAS – O SAS é uma plataforma de educação que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços de excelência para mais de 620 escolas e 215 mil alunos em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, oferecendo soluções educacionais da Educação Infantil ao Pré-Universitário, como livros didáticos, conteúdo digital e consultoria pedagógica. Com sede e centro de distribuição em Fortaleza (CE), o SAS também conta com um escritório em São Paulo (SP) e outros centros de distribuição em Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ) e São José (SC).

 

Related Articles

REDES SOCIAIS

0FansLike
3,430FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles