1 (1)Enquanto a balança comercial brasileira registrou déficit de mais de 4 bilhões de dólares no mês de fevereiro deste ano, o Estado de Rondônia registrou superávit de quase 40 por cento. No mês de fevereiro, as empresas sediadas em Rondônia exportaram cerca de 61 milhões de dólares, enquanto as importações registraram um montante de 41 milhões de dólares. O produto mais exportado de Rondônia é a carne, mas na planilha de produtos exportados por Rondônia emergem outros dados interessantes, como a relação comercial com a Bolívia, que somente no mês de fevereiro comprou cerca de 650 mil dólares em arroz dos produtores rondonienses.

Essas estatísticas serão debatidas pela Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero) durante palestra com o tema “Perfil Exportador do Estado de Rondônia”, que acontece nesta sexta-feira, 06-03, às 16h, no auditório da Casa da Indústria, à rua Rui Barbosa, nº 1.112, no bairro Arigolândia. O evento é organizado e coordenado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Fiero e tem parceria Agência de Promoção a Exportação (Apex Brasil) e do Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seagri).

Para falar sobre o que as empresas devem fazer para atingir o perfil exportador, a Fiero traz a Rondônia o palestrante Manoel Franco Júnior, consultor da Apex Brasil.

De acordo com o superintendente da Fiero, Gilberto Baptista, os países que mais compram os produtos de Rondônia são Venezuela, Hong Kong, Espanha, Rússia e Egito. Mas lista inclui outros países como Chile, Emirados Árabes, Argélia e Bolívia. Segundo dados disponibilizados pela Fiero, “em 2014 os produtores de Rondônia exportaram cerca de Um bilhão de dólares, demonstrando o perfil exportador dos nossos empresários, resultado da política de incentivo e orientação desenvolvidos pela Fiero”, acentua o presidente da instituição, Marcelo Thomé.

Serviço

Palestra – Perfil Exportador do Estado de Rondônia

Quando – sexta-feira, dia 06-03, às 16 horas

Onde – Auditória da Fiero, à Rua Rui Barbosa 1.112 – Bairro Arigolândia

Palestrante – Manoel Franco Júnior, da ApexBrasil

Assessoria de Comunicação Sistema Fiero

 

Facebook Comments