Rondônia conquista prata e bronze nos Jogos Escolares da Juventude em Natal

0
195
Judoca de Presidente Médici ganhou medalha de prata em Natal


Medalhas de prata no judô e de bronze na luta olímpica foram os melhores resultados dos atletas rondonienses no terceiro período dos Jogos Escolares da Juventude, iniciado na quinta-feira (22) e com encerramento no próximo domingo (25), em Natal. Os jogos ainda envolvem outras duas modalidades, o basquete e handebol. O quadro geral de medalhas do Time Rondônia até quinta-feira é de uma medalha de ouro, duas de prata e três de bronze.

O atleta Metusael Barros, 13 anos, venceu os oponentes dos estados do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Ceará e Pará. Ficou com a medalha de prata  ao perder a luta para o atleta anfitrião. Aluno da escola estadual Carlos Drumond de Andrade, de Presidente Médici, o atleta da categoria super ligeiro disse que a medalha é um sonho realizado.

“Eu já participei de muitas competições e nunca ganhei. Essa medalha agora significa a realização do meu sonho”, disse o judoca, que treina a modalidade desde os três anos de idade. O técnico Emilio Matsubara acredita que até domingo outras medalhas poderão ser conquistadas pelos rondonienses e agradece ao governo estadual por proporcionar aos estudantes a possibilidade de competir fora do estado.

Técnico Emílio Matsubara e o medalhista Metusael Barros ao deixar o tatame em Natal

“No nosso primeiro dia de competição os atletas lutaram bravamente, porém apenas um subiu ao pódio. Nossa delegação está completa e temos sim chances de conquistar mais medalhas até domingo. Registro nossos agradecimentos ao apoio governamental. Sem ele não chegaríamos aqui”, falou o técnico Matsubara, confiante no potencial do judô rondoniense.

Pela primeira vez participando da competição escolar nacional, a delegação da luta olímpica rondoniense assegurou a primeira medalha da modalidade, o bronze, com o atleta Thiago Oliveira, 13 anos, da escola estadual Marcelo Cândia, de Porto Velho. O atleta iniciou os treinos apenas três meses antes da competição, porém tem histórico de prática de artes marciais mistas (do inglês, MMA).

“Essa medalha de bronze me motiva a dedicar mais à luta olímpica e proporciona a chance de me revelar, no futuro, um atleta reconhecido”, declarou o garoto, que tem mais quatro anos pela frente para competir nos Jogos Escolares da Juventude. “O Thiago me surpreendeu. A força física dele foi uma característica decisiva para vencer o combate e garantir o pódio”, atesta o técnico, o professor Natanael Prestes.

Na primeira participação de Rondônia na Luta Olímpica pelos Jogos Escolares, Thiago Oliveira garantiu a medalha de bronze

Nas modalidades coletivas as equipes rondonienses seguem na competição pela fase classificatória, após amargarem derrotas na estreia. O basquetebol infantil masculino do colégio Dom Bosco, de Porto Velho, perdeu para o time do Pará pelo placar de 41X87. Os atletas rondonienses enfrentaram nesta sexta-feira (23), na Facex, a equipe do Rio Grande do Sul.

O handebol feminino juvenil, da escola Clarice Lispector, de Rolim de Moura, perdeu a partida para a equipe do Mato Grosso por duas bolas. O placar foi de 25X27. O time das meninas enfrenta as adversárias do Espírito Santo, às 14h30, na UFRN.No ciclismo o atleta de Ariquemes Orlando Neto voltou para casa com uma medalha de ouro e outra de prata. De Machadinho D’Oeste, o atleta Jarley Cuellar ganhou uma medalha de prata e outra de bronze no atletismo.

 

Facebook Comments