Rondônia conquista duas medalhas na modalidade judô dos Jogos Escolares da Juventude no Paraná

0
670

Rondônia conquistou no sábado (14), em Londrina (PR), as duas primeiras medalhas nos Jogos Escolares da Juventude, Fase Juvenil de 15 a 17 anos. As judocas Bruna Stefani Teixeira da Silva conquistou a medalha de prata; e Amanda de Oliveira Arraes ficou com a de bronze.

IMG_8300

A judoca Bruna Silva derrotou atletas de Londrina, Rio de Janeiro, Pará e Pernambuco, perdendo a final para São Paulo. Por outro lado, Amanda de Oliveira enfrentou atletas do Maranhão, Amapá, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e foi derrotada por uma judoca também de São Paulo.

Aos 17 anos, Bruna é uma atleta que tem se notabilizado em competições de judô pelo Brasil, inclusive sendo três vezes campeã brasileira e quatro dos Jogos Escolares (Joer), entre outros eventos, e encerra sua participação nos Jogos Escolares da Juventude do Brasil elevando o nome de Rondônia no cenário nacional, mostrando o município de Cacoal como um celeiro de judocas.
A medalhista dos JEJ começou a praticar judô aos 10 anos, em um projeto da prefeitura de Cacoal, intitulado Projeto “Pesando no Amanhã”, e tem o sensei Nunes como grande incentivador. Na competição em Londrina, a atleta foi treinada pela sensei Géssica Aline Ebert.
Estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Josino Brito, Bruna quer continuar no judô, especialmente para incentivar jovens do município. “Muitos são os agradecimentos, porém não posso deixar de registrar o apoio que o Governo do Estado e a secretária da Educação, Fátima Gavioli, vêm dando ao desporto escolar. Quero deixar registrado os meus agradecimentos ao professor Nunes e a todos aqueles que têm hipotecado apoio ao meu trabalho. Gostaria de oferecer essa medalha para meus familiares e espero poder continuar incentivando outras meninas de minha cidade a praticarem judô”, afirmou.
A judoca Amanda tem 15 anos, é aluna da Escola Estadual de Ensino Médio Clodoado Nunes, também de Cacoal, e tem sido uma grande promessa do judô de Rondônia, pois já ganhou seis campeonatos brasileiros e três Joer. A atleta surgiu no Projeto Mais Educação da Clodoado Nunes e teve também como incentivador o sensei Nunes. “Agora, quero voltar para Rondônia e voltar a treinar forte para melhorar o meu judô. Tenho mais dois anos para disputar os Jogos Escolares da Juventude e espero representar Rondônia nas competições nacionais, pois melhora a minha qualidade”, destacou.
Ao término das participações das duas judocas, o chefe da Delegação de Rondônia, professor Expedito Júnior, cumprimentou as alunas em nome do governador Confúcio Moura e da secretária Fátima por tudo que fizeram para que Rondônia tivesse destaque no cenário nacional estudantil na modalidade de judô, categoria até 48 quilos.

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Antônio Queiroz
Secom – Governo de Rondônia