Rondônia avançou é o 4º estado mais transparente em relação à qualidade dos dados e informações sobre o alcance do novo coronavírus no estado. É o que mostra o Índice de Transparência da Covid-19, iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR) para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia publicados pela União e pelos estados brasileiros em seus portais oficiais.

A OKBR é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e apartidária que analisa políticas públicas sobre transparência das informações. Ela desenvolve e incentiva o uso de tecnologias cívicas e de dados abertos, realiza análises de políticas públicas e promove o conhecimento livre para tornar a relação entre governo e sociedade mais transparente e participativa.

O ranking posicionou as 27 unidades da federação do Brasil e o Rondônia foi considerado “alto” no índice de transparência, com uma nota de 90 pontos, numa escala que vai de zero a 100. Assim, de zero a 19 pontos, a classificação é “opaco”. De 20 a 39, “baixo”. De 40 a 59 pontos, “médio”. De 60 a 79, “bom”; e de 80 a 100, “alto”.

Na atual pesquisa, o Estado do Pernambuco aparece em primeiro lugar, com 98 pontos. A segunda colocação ficou com o Ceará (95) e a terceira com o Espírito Santo (93). Os três primeiros, juntamente com Rondônia, Goiás e Distrito Federal, são os únicos classificados no padrão alto.

Para a composição do índice, foram definidos um conjunto de dados essenciais (conteúdo) e parâmetros para que sejam publicados (granularidade e formato).

“Na medida em que a transparência das informações de cada ente corresponde a esses critérios, mais ela contribuirá para agilizar o trabalho interno aos órgãos públicos e facilitar o envolvimento de outros setores da sociedade para construir soluções em conjunto com o poder público”, diz a nota explicativa da organização sobre o índice.

Facebook Comments