Embora seja um Estado pequeno se comparado a tantos outros do País, como São Paulo ou Rio de Janeiro, Rondônia vem se destacando por sua expansão no que diz respeito aos atos e projetos voltados à inclusão social.

Tanto que no último sábado, 19 de maio, “Dia do Defensor Público”, aconteceu a 3ª Roda de Conversas sobre Direitos Humanos em homenagem aos que lutam pelos vulneráveis.

Na ocasião, 10 profissionais palestraram ou debateram sobre diversos assuntos, como os direitos das pessoas com deficiências e a questão de gêneros.

Com o apoio da UNIRON (União das Escolas Superiores de Rondônia) e da Associação dos Defensores Públicos de RO, o auditório permaneceu lotado do início ao fim.

De acordo com Flávia Albaine, Defensora Pública convidada para falar sobre o “Direito das pessoas com deficiência à luz da jurisprudência da Corte Interamericana de Direitos Humanos”, juntamente ao professor Cesar Augusto Freitas Jacques, esses debates são essenciais para a nossa sociedade.

“Esse tipo de evento é de suma importância para a conscientização da população sobre a necessidade de inclusão social e o trabalho desenvolvido pela Defensoria Pública de RO em benefício das pessoas em situação de vulnerabilidade”, ressalta.

DIVERSOS PROFISSIONAIS POR UM SÓ OBJETIVO

Outros grandes nomes tiveram destaque no evento, como o Procurador do Estado de Rondônia, Igor Veloso, assim como o Assessor do Tribunal de Justiça do Estado, Jaime Leônida Miranda Alves.

Foram quatro horas de conversas e com certificado de participação, para que haja ainda mais engajamento de todos nas lutas das inclusões sociais.

“Na minha exposição, por exemplo, eu levantei a questão do tratamento que deve ser concedido às pessoas com deficiência mental a partir de um caso real ocorrido no Brasil envolvendo um rapaz chamado Damião Ximenes Lopes. Ele foi vítima de tortura e maus-tratos em um hospital psiquiátrico no interior do Ceará. Também aproveitei para abordar a luta das Defensorias de todo o País para mudar essa realidade”, conta Flávia.

Outros palestrantes levantaram temas igualmente importantes, tais como a valorização da mulher, o direito à felicidade de todos os seres humanos e o combate à homofobia.


Website: https://www.facebook.com/juntospelainclusaosocial/

Fonte: Terra

Facebook Comments