RO registra mais 35 casos da variante Delta do coronavírus; 8 pessoas estavam com esquema vacinal completo

0
301
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) registrou mais 35 casos da variante Delta do coronavírus em nove municípios do estado, sendo, 2 em Porto Velho, 5 em Ariquemes, 6 em Jaru, 1 em Ouro Preto do Oeste, 14 em Ji-Paraná, 3 em Rolim de Moura, 2 em Pimenta Bueno, 1 em Cacoal e 1 em Chupinguaia.
Os pacientes têm idade entre 15 e 77 anos e estão sendo monitorados pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa).
Agora, Rondônia soma com 42 moradores confirmados com a nova variante, já que no fim de setembro, sete amostras deram positivos para a Delta.

De acordo com Fernando Máximo, desses novos casos, 8 tinham tomado o esquema vacinal completo, 18 tomaram a primeira dose e nove não foram imunizados com nenhuma dose.

“Todos os casos estão sendo monitorados pela Agevisa, e pelas Vigilâncias Sanitárias Municipais. É importante que todos completem o esquema vacinal”, disse.

Os primeiros sete casos da variante delta em Rondônia foram confirmados no dia 6 de setembro deste ano.

De acordo com o secretário, as confirmações dos novos casos foram feitas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Foram recebidos 73 resultados do sequenciamento utilizando a técnica de NGS (genoma completo do vírus), onde 47,94% foram caracterizadas como variante delta, dentre elas, oito pessoas já tinham completado o esquema vacinal, dezoito tomaram somente a primeira dose e nove não tinham tomado nenhuma.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a variante foi identificada pela primeira vez na Índia e é considerada um vírus com alta taxa de contaminação, causando doenças mais sérias que as anteriores.