Em uma semana, o estado de Rondônia despencou da quarta para décima posição no ranking de isolamento social por estados, segundo dados da empresa In Loco, que usa como base dados de localização dos celulares para indicar tendências de deslocamentos. O Piauí aparece em primeiro lugar na lista, com o melhor índice de isolamento do país, 41,63%.

De acordo com levantamento, Rondônia ocupava a quarta posição do ranking com uma taxa de isolamento social de 40,80% na última quinta-feira (23) e, hoje, uma semana depois, apresenta uma taxa de 39,90%, ocupando a décima colocação. Para reduzir a disseminação do novo coronavírus às autoridades de saúde pontuam que o índice recomendado de isolamento é acima de 70%.

No início de junho, Rondônia chegou a registrar a melhor taxa de isolamento social do país, 55,63%. O índice foi registrado durante o período de vigência do decreto do governo do estado, que estabeleceu o isolamento restritivo em Porto Velho e Candeias do Jamari. A medida proibiu qualquer deslocamento em vias públicas fora das hipóteses estabelecidas no documento.

A divulgação da queda nos índices ocorre um dia após o Governo de Rondônia promover o reordenamento dos municípios nas fases do plano de ação Todos por Rondônia. Com alta de casos e mortes por covid-19, Porto Velho foi reclassificado na Fase 2 do plano. A Capital estava na Fase 3 de distanciamento social, a chamada “abertura comercial seletiva”, desde o último dia 15 deste mês.

Além de Porto Velho, outros 18 municípios foram classificados na Fase 2 do plano. Desses municípios, 12 regrediram à Fase 2 e seis conseguiram avançar para a Fase 3. Os demais municípios não passaram por alteração. 33 municípios estão enquadrados na Fase 3. Nenhuma cidade permanece nas Fases 1 e 4 do plano de ação.

A reclassificação dos municípios é realizada a cada 14 dias. É definida a partir da avaliação dos indicadores de fatores como a taxa de crescimento do contágio do coronavírus, a taxa de ocupação de UTIs e casos dos últimos dias.

Nesta quarta-feira (29), Rondônia contabilizou 855 mortes e chegou a 37.634 diagnósticos positivos do novo coronavírus.

Facebook Comments