RO aguarda orientação do Ministério da Saúde para aplicação de vacinas em crianças a partir de 5 anos

0
187

O Governo de Rondônia aguarda orientações do Ministério da Saúde quanto a vacinação de crianças a partir de 5 anos.

De acordo com o diretor-geral da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Gilvander Gregório de Lima, em matéria divulgada no site do Governo do Estado, no ultimo dia 23, há vários questionamentos chegando à Agência, tanto da imprensa quanto da população em geral, acerca da administração da vacina contra a covid-19 em crianças a partir dos cinco anos, medida recém autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“O Estado de Rondônia assim como os demais, aguardam orientações do Ministério da Saúde quanto a aplicação das doses em crianças. Por meio de Notas Técnicas seremos informados sobre como a dosagem deverá ser administrada, a quantidade de vacinas que virá para este público e todos os demais detalhes. Na sequência informaremos a população”, diz Gregório.

POSIÇÃO DE OUTROS ESTADOS

De acordo com reportagem do g1, ao menos 15 estados, mais o Distrito Federal, dizem que seguirão o posicionamento do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e não vão exigir pedido médico para a vacinação contra a Covid-19 de crianças entre 5 a 11 anos.

São eles: Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, São Paulo e Sergipe.

A decisão do Conass foi divulgada em carta aberta do presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Carlos Eduardo de Oliveira Lula, na sexta-feira (24), segundo a qual o documento não será solicitado no momento da imunização.

A declaração foi dada um dia após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmar que a pasta recomendará que as crianças de 5 a 11 anos sejam vacinadas desde que haja prescrição médica e assinatura de termo de consentimento pelos pais.

Entretanto, até o momento, o Ministério da Saúde não adotou medidas para iniciar a aplicação da vacina em crianças. Ao invés disso, anunciou a realização de uma consulta pública para ouvir a sociedade a respeito da imunização desse público.

A imunização deste público com a vacina da Pfizer foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no dia 16 de dezembro. A Anvisa é o órgão de estado responsável pela palavra final em relação à liberação de vacinas.