Foto ilustrativa

Enchente-18-03-15Com a intensificação das chuvas nos últimos dias sobre o estado de Rondônia, o nível de diversos rios subiu de forma significativa superando a cota de alerta para alagamentos.
Em pelo menos sete municípios, as Defesas Civis locais reportaram alagamentos, desalojados ou desabrigados em face do transbordamento dos mesmos.
No município de Cacoal, no centro-sul do estado, os rios Machado e Pirarara transbordaram, o que resultou na inundação de áreas próximas em pelo menos dois bairros da cidade.
Em Pimenta Bueno, no centro-sul rondoniense, mais de 500 famílias ficaram desabrigadas devido à cheia dos rios Barão de Melgaço, Comemoração e Pimenta Bueno, que juntos formam o rio Machado.
Na estação telemétrica operada pela Agência Nacional de Águas (ANA), o nível do rio Comemoração chegou a 5,10 metros, quando o nível normal é de 3,02 metros.
Ainda no mesmo município, outro posto de observação de nível da ANA, porém no rio Machado, indicou valor de 7,26 metros, contra 2,30 metros considerado normal.
Em Presidente Médici, no centro, o rio Machado também deixou famílias desalojadas, principalmente ribeirinhas e estradas totalmente inundadas.
Ainda no centro, em Ji-Paraná, o mesmo rio Machado superou a marca de 11,40 metros nesta quarta-feira (18), quando o nível normal é de 7,22 metros, também de acordo com a estação telemétrica da ANA. De acordo com a Defesa Civil, oito bairros da cidade ficaram alagados.
Seguindo seu curso, o rio Machado também transbordou no município de Machadinho D’Oeste, município localizado no nordeste do estado. Várias fazendas foram alagadas onde o gado precisou ser levado para áreas mais altas. No distrito de Tabajara, o rio atingiu 10,32 metros às 11 horas na estação da ANA. O nível normal é de 5,67 metros.Ainda em Machadinho D’Oeste, o rio Machadinho transbordou na altura do distrito de Piratininga deixando estradas rurais e famílias isoladas. O nível indicado pela estação telemétrica da ANA foi de 8,10 metros às 11 horas. O normal seria de 5,44 metros.
Em Jaru, o rio de mesmo nome também transbordou inundando áreas e bairros próximos. O nível aferido pela manhã pela estação da ANA foi de 8,44 metros sendo que o normal é de 4,59 metros.
Em Porto Velho, o rio Madeira seguiu estável, porém, ligeiramente acima do nível normal indicando nesta quarta-feira, 16,91 metros. O nível normal é de 9,84 metros e a cota de alerta para enchente é de 15,81 metros.

(Crédito da imagem: Arquivo/Donizete Marinho/Cacoal)

(Fonte da informação: De Olho No Tempo Meteorologia)

Facebook Comments