Rio Madeira está em alerta baixo para enchente. Foto: Vanessa Moura/Portal Amazônia

Rio Madeira está em alerta baixo para enchente. Foto: Vanessa Moura/Portal Amazônia
Rio Madeira está em alerta baixo para enchente. Foto: Vanessa Moura/Portal Amazônia

Rios Jamari, Jaru, Machado e Madeira são os que apresentam situação crítica. Nível do rio Madeira, em Porto Velho, alcançou a marca de 15,37 metros

PORTO VELHO – Cinco bacias hidrográficas monitoradas em Rondônia estão com alerta médio para cheia, de acordo com o boletim hidrometeorológico divulgado nesta terça-feira (5). São elas as bacias dos rios Madeira, em Abunã, Jamari, em Ariquemes; Machado, em Ji-Paraná; Machado, em Pimenta Bueno e do rio Jaru, no município de Jaru.

A situação mais crítica é do rio Jamari, em Ariquemes e em Ji-Paraná. Conforme o boletim, o nível do rio está na zona de atenção para a cheia.  Os rios Jaru, Machado e Madeira, no distrito de Abunã, também já se aproximam desta faixa de atenção e ameaçam inundar dependendo das condições climáticas. Já as bacias do rio Guaporé, em Costa Marques e rio Mamoré, em Guajará-Mirim não apresentam situação de alerta.

A bacia do rio Madeira, em Porto Velho, está classificada conforme o boletim hidrometeorológico como em alerta baixo para enchente. Apesar do nível do rio ter declinado de abril a maio, o monitoramento da Defesa Civil é constante nas áreas que costumam ser impactadas pela enchente.

Monitoramento

De acordo com o chefe de operação da Defesa Civil de Porto Velho Paulo Afonso da Silva, a preocupação é que o nível do rio aumente nos próximos dias devido às chuvas ocorridas recentemente na cabeceira do rio Madeira. No momento, a instituição não realiza retira de famílias, mas mantém as ações assistenciais.

Chuvas na bacia do rio Madeira preocupa Defesa Civil. Foto: Vanessa Moura/Portal Amazônia

Na quarta-feira (6), uma equipe da Defesa Civil irá até os distritos de São Carlos, Cavalcante, Nazaré, Calama e Demarcação e devem permanecer nas localidades por três dias. ‘‘São áreas que estão sendo vistoriadas e estamos levando assistência para os moradores com água potável e kit higiene’’, afirma.

Facebook Comments