Nível do Madeira nesta manhã do dia 20. Clique na imagem para ampliar

Nível do Madeira nesta manhã do dia 20. Clique na imagem para ampliar
Nível do Madeira nesta manhã do dia 20. Clique na imagem para ampliar

O nível do rio Madeira segue acima da cota de alerta para alagamentos no oeste do município de Porto Velho, norte de Rondônia.
Segundo dados da estação telemétrica operada pela Agência Nacional de Águas (ANA), na manhã de ontem, segunda-feira (19), o nível informado foi de 20,45 metros no distrito de Abunã.
O valor normal do rio na área é de 16,58 metros e a cota de alerta, com permanência de 5% para alagamentos, é de 19,14 metros.
Após a enchente recorde registrada em 2014, o nível do rio não baixou além da cota de alerta de vazante, acima das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio.

Porto Velho
Em Porto Velho, a régua da ANA/CPRM mediu na manhã de hoje, terça-feira, 20 de janeiro, 14,49 metros, dois metros a menos da cota de alerta que é de 16,68. Uma nova enchente é iminente.

Como as chuvas voltaram a cair em maior quantidade sobre a Bolívia na última semana e o assoreamento do Madeira aumentou nos últimos meses, principalmente com a queda de barrancos, os alagamentos podem adquirir proporções ainda maiores nos próximos meses, segundo alerta feito pela Defesa Civil de Rondônia. Por enquanto, a água já atingiu construções próximas do leito do mesmo.
Em 30 de março do ano passado, o nível máximo do rio Madeira em Porto Velho chegou a 19,74 metros, o maior de que se tem registro. O recorde anterior era de 17,55 metros registrado em 1997.
Mais de 100 mil moradores do estado sofreram com a cheia recorde que durou mais de três meses seguidos.

Mais RO com informações do De olho no tempo

 

Facebook Comments