Revezamento da Tocha Olímpica passa por Porto Velho dia 22 de Junho

0
708
Revezamento da Tocha Olímpica passa por Porto Velho dia 22 de Junho

Tocha Olímpica vai apresentar ao mundo alguns dos lugares mais bonitos do Brasil

Revezamento começa no país em 3 de maio e percorre 329 cidades em 95 dias, mostrando a diversidade nacional, em Porto Velho a Tocha passará dia 22 de Junho.
Vindo de Rio Branco no Acre, a tocha segue para a Capital Porto Velho e segue para Várzea Grande, Mato Grosso.

Com a cerimônia de acendimento da chama na cidade grega de Olímpia em 21 de abril, tem início o revezamento da tocha, que começa seu percurso no Brasil em 3 de maio, partindo de Brasília. Em 95 dias serão percorridas 329 cidades, incluindo todas as capitais estaduais, em caminho traçado por mais de 20 mil quilômetros (além de 10 mil milhas aéreas) e envolvendo cerca de 12 mil condutores.

Saiba mais sobre a tocha Olímpica do Rio 2016

O revezamento da tocha tem sua origem entre os gregos, que mandavam mensageiros pelas cidades-Estado anunciando um período de trégua para possibilitar a viagem de atletas e público até o local das competições Olímpicas. Daí vem o simbolismo de paz e integração dos povos.

No Brasil, além de divulgar os vários aspectos da cultura das cinco regiões do país, a passagem da tocha “aquece” a população para os Jogos Olímpicos Rio 2016, que serão realizados de 5 a 21 de agosto. Dentre os critérios de escolha das cidades para o percurso estão o interesse turístico e a logística.

Região Norte, capitais singulares

Teatro Amazonas e rio Amazonas, em Manaus; Belém e a beleza do Mangal das Garças (Fotos: Embratur e Prefeitura de Belém)
Teatro Amazonas e rio Amazonas, em Manaus; Belém e a beleza do Mangal das Garças (Fotos: Embratur e Prefeitura de Belém)

Lançada a ideia de um teatro levantado em meio à selva, um projeto começa a ganhar corpo em 1881 e Manaus vê a inauguração do luxuoso Teatro Amazonas em 1896, ao lado do mais volumoso rio do planeta, com quase 7 mil quilômetros e mais de mil afluentes… Mais uma vez história e natureza se encontram entre as atrações da região Norte do Brasil. No Pará, o mercado Ver-o-Peso é cartão postal de Belém, que tem no Mangal das Garças outra de suas maravilhas.

 

 

 

 

Por Márcio Almeida

Com informações do Comitê Olímpico