Representantes da prefeitura tratam dos últimos detalhes sobre chegada da Tocha Olímpica

reuniao_tocha_800px4_mg_1877_004Representantes da prefeitura de Porto Velho se reuniram com autoridades federais e estaduais na tarde desta quarta-feira (3), no Palácio Rio Madeira, para tratar sobre a passagem da Tocha Olímpica pela capital de Rondônia. O evento que acontecerá no dia 22 de junho, das 10h30min às 19 horas, será encerrado com um grande show na Praça Madeira Mamoré.

reuniao_tocha_800px4george_hilton3_006

O ministro do Esporte, George Hilton, disse que as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, além de proporcionarem as competições esportivas em várias modalidades, faz com que o mundo conheça as belezas naturais e a diversidade cultural do Brasil. “Vamos oferecer o que há de melhor na nossa gastronomia, cultura, artes e belezas naturais. Será um momento único de celebração e Rondônia será muito beneficiada com o revezamento da tocha”, destacou. “Nos sentimos muito honrados com esse grande evento. Vamos fazer a nossa parte e dar todo apoio necessário, pois o esporte é instrumento de integração e de paz. Nosso estado é show de bola”, disse o governador Confúcio Moura após enaltecer as belezas e potencialidades econômicas de Rondônia e de Porto Velho.

reuniao_tocha_800px4_mg_1810_002

Representando o prefeito Mauro Nazif, o vice-prefeito Dalton Di Franco declarou que o Município está sendo brindado em receber a Tocha Olímpica. Por conta disso, preparou uma grande programação para celebrar esse momento. Na sua avaliação, é uma grande oportunidade de mostrar Porto Velho para o mundo. “Porto Velho sente-se feliz em participar dessa jornada, sente-se orgulhoso”, enfatizou o vice-prefeito.

reuniao_tocha_800px4marco_aurelio2_007Para o diretor-executivo do comitê organizador das Olimpíadas, Marco Aurélio da Costa, “a dimensão dos jogos tem que atingir todo o País e não somente o Rio de Janeiro. Temos que projetar Porto Velho para o mundo e mostrar nosso espírito de paz e união. Ao mesmo tempo, vamos demonstrar nossa capacidade de concentração de esforços e de organização”.

reuniao_tocha_800px4olmo_xavier1_008_0Já o secretário de assuntos federativos da presidência da República, Olmo Xavier, frisou que no dia 22 de junho de 2016, data em que a tocha estará em Rondônia “Porto Velho será a sede dos jogos olímpicos”. Ele acrescentou que todas as cidades estão se esforçando para oferecer o seu melhor, e que aqui não deve ser diferente.

reuniao_tocha_800px4_mg_1786_001

Programação   Conforme a coordenadora municipal de Turismo da prefeitura, Camila Canova, a capital rondoniense será uma das 330 cidades que participarão do revezamento da Tocha Olímpica. No período em que permanecer em Porto Velho, o símbolo olímpico vai percorrer 37,5 quilômetros nas mãos de 161 pessoas previamente selecionadas.

A Tocha sairá da Praça das Três Caixas d’Água, no centro da cidade e vai passar pelas Avenidas Sete de Setembro e Campos Sales, depois segue para a zona Leste e Avenidas Calama e Farquar (dentre outras) até chegar na Praça Madeira Mamoré, onde acontecerá o show de encerramento.

Além dos pontos de saída e chegada, haverá paradas com a tocha no Parque da Cidade e comunidade São Sebastião, na margem esquerda do Rio Madeira. Em cada parada que fizer, terá apresentações artísticas e culturais como quadrilhas dançantes e bois bumba, além de outras atrações. “No encerramento, teremos shows musicais, comidas típicas e exposição de artesanatos. Será um dia inteiro de atividades para mostrar nossa cidade a todo planeta”, a coordenadora de turismo. Camila acrescentou que a organização do evento está sob a responsabilidade da prefeitura e do comitê olímpico do Rio de Janeiro.

Por  Augusto José | Fotos  Frank Nery

Facebook Comments