Reino Unido apreende carga de uma tonelada de cocaína escondida em navio que saiu da América do Sul

0
158

A droga estava escondida em paletes de madeira de um barco que levava frutas da América do Sul para a Inglaterra. A estimativa é que, no mercado ilegal, a cocaína traria uma receita de 100 milhões de libras (R$ 714 milhões).

A polícia do Reino Unido apreendeu uma tonelada de cocaína no porto de Dover, no sul da Inglaterra, na terça-feira (22). A droga chegou até lá em um navio que carregava frutas da América do Sul.

Se essa droga chegasse ao mercado ilegal, seu valor poderia alcançar 100 milhões de libras (R$ 714 milhões), diz Nikki Holland, diretor da agência nacional de crimes.

As embalagens com cocaínas estavam dentro de palete de madeira –uma estrutura usada para facilitar o trasbordo de carga.

Parte da cocaína apreendida no Reino Unido que estava escondida em um navio que trazia frutas da América do Sul — Foto: Divulgação/National Crime Agency

Foram detidos dois homens, um de 40 anos, na Inglaterra, e o outro de 64 anos, na Escócia. Eles foram interrogados e libertados.

Essa apreensão foi uma ação de uma grande operação chamada Venetic. Ela teve origem em informações que os agentes descobriram ao se infiltrar em plataformas de comunicação encriptada usada por criminosos chamada EncroChat.

Essa operação já havia dado resultados em julho. Na ocasião, os britânicos haviam trabalhado em cooperação com agentes de outros países da Europa. De acordo com a BBC, foram presas mais de 1.500 pessoas –746 delas no Reino Unido, inclusive dois policiais.

Fonte: G1