defe2O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) pediu que o Senado crie uma comissão externa para acompanhar a situação de Rondônia e do Acre, atingidos por fortes chuvas e enchentes.

Segundo o senador, em Rondônia as cheias já deixaram cerca de cinco mil pessoas desabrigadas e causaram um prejuízo de mais de R$ 300 milhões. Além disso, duas cidades estão isoladas: Guajará-Mirim e Nova Mamoré, porque a BR-425 está interrompida há duas semanas.

Valdir Raupp agradeceu à Defesa Civil Nacional e ao governo federal pela ajuda que está sendo prestada a Rondônia, com recursos financeiros, materiais e alimentos. Mas ele adiantou que o estado vai precisar de ajuda por mais tempo. O senador disse que dentro de oito a dez dias as águas devem começar a baixar, surgindo, então, o problema das endemias.

— Que o Ministério da Saúde, através da Vigilância Sanitária, da Funasa, possa entrar também de corpo e alma para evitar uma epidemia de doenças na região — pediu.

Valdir Raupp acrescentou que as enchentes também afetam a Bolívia, onde  mais de 40 mil desabrigados e 500 mil cabeças de gados já morreram. O governo boliviano já solicitou ajuda ao Brasil.

Facebook Comments