Quando pensamos nos clássicos do futebol em todo o mundo, muitas vezes pensamos na elite europeia – El Clásico, o Clássico de Milão, o Manchester Derby ou, possivelmente, até mesmo o Der Klassiker. As rivalidades no Brasil são muito diferentes – e dado o tamanho do país, há muitos clássicos diferentes, geralmente entre times do mesmo estado.

Para aqueles que gostam de aposta online, apostar em clássicos é um negócio complicado – muitas vezes são jogos difíceis e disputados onde um momento de loucura ou de talento individual pode vencê-lo. Mas continue lendo enquanto contamos as rivalidades mais ferozes do futebol brasileiro.

  1. Corinthians x Palmeiras

O futebol paulista é um negócio sério – a cidade tem três clubes: São Paulo, Corinthians e Palmeiras, além do Santos no litoral. A maior rivalidade é entre Corinthians e Palmeiras, ou Derby Paulista. É uma disputa entre dois dos mais antigos clubes de futebol ainda ativos na cidade, que se enfrentaram pela primeira vez em 1917. Em todas as competições, o Corinthians lidera com 128 vitórias sobre 127 do Palmeiras e 110 partidas empatadas. No entanto, o Palmeiras leva vantagem na conquista dos títulos da Série A, tendo vencido a primeira divisão brasileira em 10 ocasiões.

  1. Grêmio x Internacional

O Grenal é indiscutivelmente uma das rivalidades mais ferozes de todo o Brasil, e esses rivais de Porto Alegre estão na garganta uns dos outros desde 1909 – quando o anfitrião, o Grêmio, teve uma vitória avassaladora por 10-0. Mas em todas as competições, é o Inter quem sai por cima – com 156 vitórias – apesar de seu último encontro em outubro terminar em 1 a 1. Muitos jogadores conhecidos já participaram do Grenal, incluindo Dunga, Ronaldinho e Alisson. Mas a rivalidade vai além do futebol, e tem tudo a ver com a independência cultural que o sul do país sente. No final das contas, sua ferocidade frequentemente explode dentro e fora do campo.

  1. Flamengo x Fluminense

Ou o Fla-Flu, como é conhecido, é uma rivalidade entre dois dos maiores clubes do Rio de Janeiro. As partidas acontecem no Estádio do Maracanã, com 78.000 lugares, que costuma estar lotado com um apoio apaixonado dos torcedores. A rivalidade começou em 1911, quando um grupo de jogadores insatisfeitos do Fluminense deixou o clube e ingressou no Flamengo – mas seu primeiro confronto no ano seguinte terminou com uma vitória para o Fluminense. Como seria de esperar do Rio, uma explosão de cor e barulho muitas vezes enche o estádio, mas não há clima de festa, este é um clássico muito feroz, onde muitas vezes os ânimos fervem.

  1. Atlético Mineiro x Cruzeiro

Finalizamos com uma das rivalidades mais tradicionais da cidade de Belo Horizonte. Conhecido como Clássico Mineiro, as equipes se enfrentaram pela primeira vez em 1921, ano em que o Cruzeiro foi fundado. A dupla costuma dominar o Campeonato Mineiro, com o Atlético vencendo 45 vezes, e o Cruzeiro, 38. O primeiro lidera também na classificação geral, porém, o Cruzeiro já venceu a Série A mais vezes. O Clássico Mineiro não é apenas uma das rivalidades mais acirradas do Brasil, mas da América do Sul, o que faz com que valha a pena somar a esta lista.

Facebook Comments