Cada aplicação fornece um acabamento diferente para a maquiagem, e, para alcançar a medida ideal, é preciso seguir alguns passos
Uma das principais dificuldades na maquiagem é alcançar um bom acabamento dos produtos no resultado final. Isso porque a aparência da maquiagem depende de muitos fatores, como a qualidade dos produtos, a interação entre eles e, principalmente, a forma de aplicação e finalização.
O uso de produtos de baixa qualidade ou ferramentas erradas pode fazer com que os pigmentos da maquiagem acabem acentuando as imperfeições ou texturas naturais da pele que muitas pessoas tentam esconder ou suavizar. Esse resultado indesejado pode ser facilmente evitado a partir de uma combinação simples de práticas na rotina de maquiagem.
Como fazer o preparo da pele?
É importante ter em mente que uma pele saudável e diariamente bem tratada irá, naturalmente, aceitar melhor a maquiagem. Poros minimizados, oleosidade controlada e hidratação, por exemplo, são fatores que melhoram consideravelmente a qualidade da produção e evitam a transferência dos produtos.
No momento pré-maquiagem, é preciso assegurar que a pele está limpa e hidratada. Também é possível utilizar produtos que irão ajudar a controlar a oleosidade, diminuir os poros e fazer a maquiagem durar mais, como primers e blindagens. Essas primeiras etapas influenciam diretamente no resultado buscado e não devem ser puladas.
Como utilizar a base para alcançar uma pele bonita e viçosa?
Como o próprio nome diz, a base é uma das etapas iniciais e fundamentais da maquiagem. A sua função é uniformizar a pele e suavizar a aparência de pequenas imperfeições. No entanto, para alcançar este resultado, é preciso ter alguns cuidados, que vão desde a escolha do produto até a sua aplicação.
Uma dica importante e pouco conhecida é analisar a formulação básica dos produtos a serem utilizados. Algumas bases, por exemplo, possuem uma formulação de base aquosa, enquanto outras utilizam o silicone em sua composição. Misturar produtos com formulações básicas diferentes pode fazer com que eles não interajam bem na pele, afetando o resultado.
No momento de escolher a base ideal para cada tipo de pele, a formulação também pode ajudar. Bases de acabamento mate, como a base da Boca Rosa, por exemplo, funcionam melhor em peles mistas e oleosas, enquanto bases com acabamento hidratante e com efeito glow, como a base da Niina Secrets, podem funcionar melhor em peles normais e secas.
Após a escolha da base ideal e a preparação correta da pele, a aplicação se torna um processo fácil. Para um acabamento natural e leve, é possível utilizar a ponta dos dedos ou uma esponja beauty blender para aplicar o produto, já que essas ferramentas evitam o acúmulo de base nos poros e deixam seu aspecto mais uniforme.
Para aqueles que possuem um pouco mais de experiência com a maquiagem e desejam alcançar uma alta cobertura, uma boa opção é usar pincéis estilo kabuki duo fiber, com movimentos leves e circulares, ou pincéis sintéticos comuns. Caso as pinceladas fiquem marcadas, basta dar pequenas batidinhas no rosto com uma esponja plana.