PSOL e Rede lançam Pimenta governador e Michele Tolentino a vice

0
870

PORTO VELHO- A convenção da Federação PSOL-Rede na manhã desse domingo, 31, na sede do PSOL e da Federação, aprovou a nominata das candidatas e candidatos a deputado(a)s estaduais e federais e também o nome do Pimenta de Rondônia (PSOL) para governador e de Michele Tolentino (Rede Sustentabilidade) para vice-governadora.
Delegados, filiados e simpatizantes do PSOL e da Rede de todo o estado prestigiaram o(a)s
candidato(a)s.

A pré-candidata a deputada federal do PSOL, Patrícia Felizardo, mulher trans
do interior do estado, falou sobre as dificuldades que uma pessoa trans tem no mercado de
trabalho, no tratamento de saúde e na segurança em geral. Como cidadã, sendo eleita, a
candidata assume o compromisso de defender os direitos da comunidade LGBTQIA+ no
Congresso Nacional. Outra candidatura de destaque na convenção foi a da indígena Leonice
Tupari, da Rede Sustentabilidade. Ao se pronunciar como pré-candidata, destacou a luta em defesa do seu povo, em especial das mulheres indígenas e das mulheres rondonienses.

Candidata à vice-governadora, a turismóloga e socioambientalista Michele Tolentino chamou a atenção para a necessidade de investimentos no turismo. “Turismo gera emprego
especialmente para o(a)s jovens e melhora a arrecadação”, afirmou.

Já o discurso do candidato a governador, Pimenta de Rondônia, teve como foco a geração de empregos e renda, o combate à fome e à pobreza, a questão da violência e o meio ambiente. “Retomar as construções de casas e moradias para pessoas de baixa renda, principalmente nas comunidades ribeirinhas e povos tradicionais é nosso objetivo. A Secretaria de Ação Social será reestruturada e serão prioridades as causas dos necessitados”. A Saúde foi outro aspecto destacado pelo candidato: “A Saúde Pública em nossa gestão terá profissionais comprometidos com o atendimento de urgência e emergência”.

Um dos principais pontos do Programa de Governo da candidatura PSOL-Rede é o meio
ambiente. “Todo ano, Rondônia sofre com desmatamentos e incêndios ilegais, que vem
destruindo nossas bacias hidrográficas, matas ciliares e também os mananciais. Se não
combatermos esta irresponsabilidade, as nossas famílias, nossos filhos e as futuras gerações irão perecer. Rondônia ficará mais seca do que a caatinga do nordeste”, diz Pimenta.

As candidaturas da Federação PSOL-Rede e de Pimenta de Rondônia e Michele Tolentino para o Estado representam a autenticidade de nosso país e de uma Rondônia que reconhece e valoriza seu povo.

A atitude de Pimenta de Rondônia ao retirar o PSOL e Rede da Frente Democrática foi um ato de protesto que levou a federação à alçar voo solo.

Quem é Michele Tolentino

Michele Tolentini´é de Guajará-Mirim, filha de nordestino, neta de seringueiro e de boliviana. Mãe de uma adolescente e de um bebê de um ano e dez meses, empeendedora, turismóloga e socioambientalista. Passou a juventude no Paraná onde se formou em turismo. Na universidade participou do movimento  para a rádio universitária comunitária e fundou o grupo de teatro TUFI, da Universidade do Oeste do Paraná. Foi em Foz do Iguaçu que descobriu a paixão pelo turismo de base comunitária, onde teve a primeira experiência na ONG Polo Iguassu, situada no Parque Tecnológico de Itaipu com o projeto Barrageiros no Turismo com o objetio de humanizar o atendimento aos visitantes em Itaipu com os trabalhadores da construção da usina. Ao retornar à Rondônia, fundou a ONG CPPT Cuniã com trabalho de educação ambiental Ecos do Madeira.