PROJETO SÓCIO AMBIENTAL DE PORTO VELHO É ELOGIADO NO BRASIL

0
794

Brasília (DF) – O município de Porto Velho (RO), administrado pelo prefeito Hildon Chaves (PSDB), lançou edital na última sexta-feira (3) para apoiar projetos socioambientais na cidade. Com o objetivo de contribuir com a sustentabilidade ambiental, a redução do desmatamento e a degradação do meio ambiente, a Secretaria Municipal de Integração (Semi) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) vão selecionar organizações da sociedade civil sem fins lucrativos interessadas na elaboração e execução de projetos socioeconômicos e ambientais.

Segundo a Sema, a finalidade é a seleção de propostas voltadas à construção de políticas públicas de sustentabilidade socioambiental que envolvam a transferência de recursos financeiros à Organizações da Sociedade Civil. São seis eixos de atuação a partir de um planejamento participativo para a educação ambiental, de acordo com as realidades dos diversos bairros.

Para o deputado federal Daniel Coelho (PSDB-PE), a iniciativa do prefeito é “extremamente importante” para o meio ambiente da região Norte e o desenvolvimento do município. “A gente sabe que há uma grande pressão para o desmatamento, para o aproveitamento das terras da região e você precisa ter alternativas com sustentabilidade econômica. É muito importante que esses projetos apresentados consigam buscar melhorias na sustentabilidade, na proteção ambiental, mas que busquem também a sustentabilidade econômica porque só assim é possível a gente desenvolver a região Norte do país, respeitando o meio ambiente”, explicou.

Na avaliação do tucano, o contato com entidades sem fins lucrativos vai ser fundamental para acelerar os problemas da região. “O governo tem suas limitações, tanto de agilidade, como de capacidade de solução dos problemas. Se a gente ficar buscando velhas soluções para os antigos problemas, dificilmente eles serão solucionados. Então, acho extremamente importante buscar parceiros no terceiro setor e na iniciativa privada para resolver as demandas da sociedade”, afirmou.

Parceria

De acordo com o portal da prefeitura, os recursos para execução do programa estão previstos no Fundo Municipal de Meio Ambiente e podem alcançar até R$ 60 mil por projeto, sendo um por eixo.

As propostas contempladas serão voltadas para o programa de conscientização do descarte incorreto do óleo de cozinha residual, programa de proteção ambiental de nascentes urbanas, contendo levantamento de risco da área, levantamento socioeconômico das famílias que residem nas proximidades e reflorestamento das nascentes urbanas.

Teresina

O prefeito de Teresina (PI), Firmino Filho (PSDB), considerou a iniciativa de Hildon Chaves essencial para a inovação da região, onde o meio-ambiente é uma área fundamental. Segundo Firmino, na capital piauiense, o projeto Lagoas do Norte, ganhador do Prêmio Melhores Práticas em Gestão Local, realizado pela Caixa Econômica Federal em 2015, também tem um forte componente ambiental.

“Nós temos esse grande projeto. Basicamente, é uma região degradada da cidade que está passando por um forte processo de investimento de infraestrutura e criamos uma estrutura na área de saneamento. É um destaque para a nossa gestão. Ele é feito em parceria com diversas instituições”, ressaltou. O tucano ainda comentou as perspectivas sobre a gestão do prefeito Hildon à frente do município. “Temos grandes expectativas em relação à nova administração de Porto Velho. É uma nova liderança, uma nova gestão e a gente espera não apenas um trabalho de ajustes, mas também muita inovação”, completou.