Projeto “Canta Mulher” acontece no próximo sábado – 08 de março, em Porto Velho

 

cantaO projeto “Canta Mulher”, criado pelo Fórum Popular de Mulheres em parceria com Sesc/RO, com objetivo de promover o resgate da obra musical de compositores(as) e intérpretes com produção nacional e local, revelando através das canções brasileiras, o mundo da poesia e da música  que une e transforma as relações sociais entre homens e mulheres na sociedade, acontece no próximo sábado (08 de março), dia Internacional da Mulher.

Neste ano, o Canta Mulher apresenta o show “Fascinação”, uma homenagem a grande intérprete e cantora Elis Regina. Entre notas e acordes musicais as mulheres, artistas e interpretes: Wilca Leles, Lais Fernandes, Tamires Paiva, com participação especial de Ceiça Farias, entre outras convidadas, chegam na calada da noite, marcando um encontro com o que de melhor tem na Música Popular Brasileira e se apresentam no palco do Canta Mulher 2014. O show musical “Fascinação, acontece no Teatro I do Sesc/RO, com início previsto para às 19h e, terá como  instrumentistas os músicos:  Dani, Jairo, Alex Almeida, Catatau, entre outros. A entrada é gratuita.

Histórico

O Projeto “Canta mulher” em 2014 completa 22 anos”.  A iniciativa inaugura a agenda cultural de Porto Velho e estabelece uma nova relação envolvendo a arte, o palco e as mulheres.  Dessa forma, o projeto estimula a participação de cantoras, intérpretes e compositoras, marcando a cena de mulheres que passeiam pelo palco da noite, da arte e da vida.

O Canta Mulher, em 2014 apresenta no canto da noite um encontro de vozes e poesia, com histórias de Marias, Madalenas, Dora, e Chiquinhas…, todas se constituem protagonistas dos enredos que marcou a trajetória de vida e morte da grande intérprete e cantora Elis Regina, uma estrela que nasce e brilha cheia de fascinação.

Com o balanço das águas de março, o Canta Mulher 2014 mergulha na memória da musica popular brasileira e marca um encontro com uma das mais belas vozes que a musica popular brasileira já teve: Elis Regina. E nesse saudoso encontro de memória, melancolia, e risos, a força do canto e da poesia sobem ao palco levando com muito brilho o Show fascinação, numa grande homenagem a musa da música na arte brasileira.

Num movimento cadenciado pelo tempo e espaço o Show fascinação, cria mais um momento de intensidade musical com muito som, melodia e harmonia misturando os tons das vozes femininas que num encanto de alma e magia apresentam mais uma edição do Projeto Canta Mulher 2014 com o Show Fascinação.

O Projeto Canta Mulher (2014) traz na sua história uma rica memória que registra o canto e a luta das mulheres no contexto cultural da música popular brasileira, através da grandiosa obra interpretada por Elis Regina, que buscava revelar para o mundo a nossa identidade e originalidade musical na diversidade cultural que comporta o Brasil.

Este ano, o projeto homenageia a imortal Elis Regina, levando ao palco a história, a mulher e a voz mais bela do Brasil. Nessas paragens seguem na boquinha da noite, as mulheres que soltam suas vozes num toque místico e harmonizado misturando-se ao som de instrumentos que ecoam sob a luz da cidade e sob o brilho da voz feminina.

Criado no ano de 1992, para gerar visibilidade as demandas sociais de mulheres, o projeto desponta num recorde de produção de eventos musicais, tornando-se uma referência para a composição da história da arte e da música em Porto Velho.  Realizado em parceria com o SESC-RO, este ano o Projeto Canta Mulher, compõe mais uma trilha musical que sob as águas de março espalha brilho e magia pelas correntes vocais de mulheres que expressam através da música, a beleza da vida de quem deseja um mundo fraterno e de paz.

O Show “fascinação”, mais uma produção realizada pelo SESC-RO e o Fórum Popular de Mulheres, traz ao palco em 2014 as obras de compositores(as) que ganharam eco e melodia  na voz de Elis Regina. Nessa composição de alma e voz feminina as canções interpretadas por Elis Regina se eternizaram na memória de todos os tempos e épocas colocando a música popular brasileira na boca do mundo num toque de magia e fascinação.

“fascinação”, mais uma proposta de produção cultural inovadora e ousada, envolvendo em 2014, uma vasta programação com a participação de mulheres artistas que se apresentarão na programação do Dia 08 de Março: Dia Internacional da Mulher no Teatro Um do SESC, misturando nesse canto de Mulher o tom, a voz e a poesia numa noite de muita fascinação.

O Show “fascinação” alimenta-se de uma viagem poética e sonora, misturando histórias, lendas, cantos e encantos que passeiam pela longa estrada do tempo e do espaço, onde as mulheres assumem seu lugar no universo da arte, da poesia e da música, misturando canções e sonhos, envolvendo todas as faces e gostos musicais através do belo canto da voz feminina de mulheres, intérpretes e compositoras que atuam no palco da noite ou na tímida travessia das notas musicais que ecoam pelos sons e tons da cidade.

Serviço

O que: Show Canta Mulher

Onde: Sesc/PVH

Quando: 8 de março

Que horas: 19hs

Facebook Comments