PROJETO ACOLHA SEU FILHO TRAZ IÇAMI TIBA A PORTO VELHO

drogasO renomado psiquiatra e psicoterapeuta Dr. Içami Tiba participa da I Jornada de Prevenção às Drogas que será realizada no dia 31 deste mês, no auditório da Faculdade São Lucas, numa iniciativa da Superintendência Estadual de Promoção da Paz (SEPAZ/RO), com patrocínio da Empresa Santo Antônio Energia, em parceria com a Faculdade São Lucas. As atividades serão desenvolvidas das 8h às 12h e das 14h às 18h. O Projeto Acolha Seu Filho objetiva, na área preventiva, sensibilizar a sociedade sobre a importância do papel da família na educação preventiva ao uso indevido de álcool e outras drogas, por meio de ações coletivas multiplicadoras e capacitadoras, abrindo oportunidade aos atores da rede de atenção à dependência química de conhecerem estratégias de intervenção eficazes.

O Projeto Acolha Seu Filho teve seu início como uma campanha informativa, com o slogan “Acolha seu filho antes que as drogas o adotem” e hoje, por sua aceitação junto à rede de atenção à dependência química, tendo como foco o fortalecimento dos vínculos familiares, vem com ações ampliadas para a Capital e para o interior do estado. A Jornada leva em conta que o fortalecimento das ações preventivas possibilita a diminuição dos fatores de risco, fortalecendo os fatores de proteção na família, escola, sociedade e dos aspectos subjetivos do indivíduo, empoderando a comunidade com o conhecimento de recursos específicos para a mobilização transformadora e potencializadora dos fatores de proteção ao uso, abuso e dependência química.

Com a realização da I Jornada de Prevenção às Drogas, a SEPAZ pretende ampliar o aporte técnico-científico, a informação e o esclarecimento em relação às situações de risco facilitadoras do acesso às drogas, legitimando a capacidade de avaliação e diagnóstico local, com o desenvolvendo o cabedal crítico para melhor articulação entre os equipamentos governamentais e não governamentais responsáveis pela implantação das políticas públicas, de acordo com as suas necessidades. A presença de Içami Tiba é importante porque ele é o criador da Teoria da Integração Relacional, trazendo um contexto facilitador do entendimento e aplicação da psicologia do desenvolvimento e das inter-relações. A eficácia dessa teoria é reconhecida nacional e internacionalmente, proporcionando acesso a um público variado por desenvolver metodologia com linguagem objetiva e de fácil compreensão, explorando tópicos temáticos no contexto da educação familiar, incluindo a relação dos adolescentes com as situações de risco, as fragilidades da relação dos filhos com os pais e formas de ajustes, as drogas, a importância dos pais como fator de proteção às vulnerabilidades emocionais, características das fases de desenvolvimento psicossocial infanto-juvenil.

 — co

Facebook Comments