Em Rondônia, o Dia do Artesão foi comemorado com projeção mapeada no Palácio Rio Madeira, sede do Governo do Estado. A iniciativa faz parte da programação especial para a data que incluiu de segunda a quinta-feira palestras da 1° Semana Virtual do Artesanato de Rondônia e de hoje (19) até domingo (21) é realizada a 1ª Feira Virtual do Artesanato de Rondônia.

As ações de fomento ao artesanato foram idealizadas pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB) Rondônia, executado no âmbito da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) do Governo de Rondônia. A coordenadora Estadual do PAB Rondônia, Anatália Mendes, explicou a escolha pela apresentação mapeada que fez do prédio uma grande tela de mídia para homenagear os artesãos do Estado.

‘‘Essa é mais uma iniciativa do Governo do Estado de Rondônia juntamente com Programa de Artesanato Brasileiro que tem como finalidade incentivar o setor e fazer com que este artesão se sinta valorizado hoje, dia 19 de março, data que se comemora o Dia Mundial do Artesão, e é uma homenagem não só para os artesãos que hoje estão conosco, mas também aos que fizeram história com o artesanato no nosso Estado’’, comemora.

Para a coordenadora, a ideia faz jus ao tema escolhido para a programação especial ‘‘Artesanatos que contam histórias e conectam vidas’’. ‘‘Nós resolvemos contar a história desses artesãos em forma de imagens para que as pessoas do Estado de Rondônia pudessem ver esses profissionais por meio de vídeo mostrando essa ação. É uma alternativa segura, através da qual todo o Estado de Rondônia pode contemplar as fotos dos artesãos que estão participando como expositores na 1ª Feira Virtual do Artesanato que está começando hoje (19)’’, disse a coordenadora.

Como estratégia para atingir os 52 municípios na feira, o PAB Rondônia reuniu os artesãos do Estado em quatro regiões, e cada regional tem uma representatividade de expositores.

“Entre eles temos artesãos novos nesse setor, assim como artesãos que já exercem o oficio há mais de 30 anos, então o que nós estamos fazendo é unificando mesmo, e essa é a vantagem desse novo momento, nos permitir aproximar as pessoas de todas cidades em um único objetivo, nesse novo formato, o digital, onde todo mundo está conectado’’, considera a coordenadora.

PROGRAMAÇÃO DA 1ª FEIRA VIRTUAL DO ARTESANATO:

De 19 a 21 de março – A divulgação ocorrerá por meio das páginas regionais.

Feira de Artesanato – Regional de Porto Velho

Acesse: https://www.facebook.com/Programa-do-Artesanato-Porto-Velho-101548195350732/

Feira de Artesanato – Regional de Ji-Paraná

Acesse: https://www.facebook.com/Programa-do-Artesanato-Regional-de-Ji-Paran%C3%A1-108726934621276/

Feira de Artesanato – Regional de Cacoal

Acesse: https://www.facebook.com/Programa-do-Artesanato-Regional-de-Cacoal-104214061744849

Feira de Artesanato – Regional de Vilhena

Acesse: https://www.facebook.com/Programa-Do-Artesanato-Regional-de-Vilhena-103046291862996/

 

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Facebook Comments