Programa Escolas Transformadoras reúne educadores para discutir a reforma do Ensino Médio em debate online

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Pauta do 1º ‘Escolas Transformadoras Debate’ será sobre o papel do ensino médio na educação de jovens, e terá transmissão ao vivo pela web no dia 6 de março

Sem cumprir a meta 3 do Plano de Nacional de Educação e com altos índices de evasão escolar por todo o país, o Brasil enfrenta um desafio na universalização do ensino, no aumento de matrículas e na permanência dos jovens nas escolas. Para discutir a reforma do ensino médio e debater asperspectivas de uma educação transformadora, o Programa Escolas Transformadoras, iniciativa global da Ashoka correalizada pelo Instituto Alana, no Brasil, realiza o 1º ‘Escolas Transformadoras Debate’, com o tema ‘O ensino médio para além da reforma’.

O objetivo da conversa é promover a reflexão sobre o cenário atual e as políticas públicas de educação para o novo ensino médio, e mostrar que a flexibilização do currículo e o aumento de carga horária, alguns dos pontos da reforma, não são os únicos caminhos de inovação e mudanças, tendo como exemplo iniciativas de duas escolas já reconhecidas pelo Programa Escolas Transformadoras. O debate será transmitido ao vivo, no dia 6 de março (2ª-feira), às 19h30, e os internautas poderão enviar perguntas.

Para participar da conversa, estarão presentes José Jocélio Simplício de Morais, cientista social e professor de Sociologia da Escola Estadual Alan Pinho Tabosa, no Ceará, e Rodolfo Fiorucci, doutor em História e diretor Geral do Instituto Federal de Educação – Campus Jacarezinho, no Paraná, amboslideranças de escolas integrantes do Programa que, muito antes da reforma, já acreditavam no protagonismo estudantil. Pilar Lacerda, professora e diretora da Fundação SM, integrante da comunidade ativadora do Programa, também irá compor a roda.

Lançado em setembro de 2015, a iniciativa busca identificar equipes de escolas que cultivam em seus alunos competências transformadoras, como a empatia, a criatividade, o trabalho em grupo e o protagonismo. Quinze instituições de ensino já integram a rede no Brasil, e a identificação das escolas continuará durante os próximos anos. A comunidade de Escolas Transformadoras conta com mais de 200 escolas em 28 países de todos os continentes.

Serviço:
O
ensino médio para além da reforma – Escolas Transformadoras debate
Data e horário: 6 de março, segunda-feira, às 19h30 (horário de Brasília)
No dia assista ao vivo em: https://www.facebook.com/escolastransformadoras

Sobre o Instituto Alana

O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em projetos que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, o Instituto conta hoje com projetos próprios e com parceiros e é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão “honrar a criança”.

Sobre a Ashoka

A Ashoka é uma organização social global fundada em 1981 que congrega mais de três mil empreendedores sociais em 84 países e busca colaborar na construção de um mundo em que Todos São Transformadores (Everyone a Changemaker), no qual qualquer pessoa pode desenvolver e aplicar as habilidades necessárias para solucionar os principais problemas sociais que hoje enfrentamos.