Programa Domingo Legal homenageia heróis dos Céus de Rondônia

0
1090

medco22Quem disse que fazer o bem não faz bem? E quem disse que o bem não serve como notícia? Pois hoje, no Dia das Mães, o que seria um simples procedimento médico virou notícia como o acontecimento do ano, quase um milagre. O programa Domingo Legal do SBT, apresentado pelo Celso Portiolli jesicacontou a história da jovem Jéssica Penha Gomes de 18 anos que estava grávida de sete meses e deu a luz à Alyce, no avião do Corpo de Bombeiros de Rondônia ao ser transferida de Guajará–Mirim para Porto Velho no mês passado. Os tenentes Philipe Maia e João Cordeiro, pilotos da aeronave do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), foram considerados heróis, ao lado do médico boliviano Drº Fernando Javier Camacho Castilho e da enfermeira Maria Nilce. Dr. Fernando mora em Guayaramerin, cidade irmã situada na Bolívia. Todos os dias cumpre jornada no Hospital Bom Pastor, em Guajará-Mirim.

medcoO programa começa em Guajará-Mirim contando as horas que antecederam ao parto em pleno voo. Na madrugada do dia 12 de abril Jéssica que estava grávida de sete meses passa mal. Era um domingo e tudo conspirava para dar errado. E quase deu. Devido a gestação de sete meses os cuidados com a paciente deveriam ser dobrado e no hospital não tinha condições de realizar um parto seguro. O parto deveria ser feito em Porto Velho. Pela manhã chegou a ambulância para levar a paciente, mas Jéssica estava passando muito mal e o médico desautorizou o traslado dela por via terrestre. Então o GOA foi mobilizado.

Por volta das 08:00 horas da manhã de um domingo, 12/04, o GOA recebe solicitação de transporte aéreo do município de Guajará-Mirim para Porto Velho, onde a parturiente Jéssica se encontrava em trabalho de parto, com sete meses de gestação, “perda de líquido, evolução de mais ou menos uma semana, acrescentando fase a 30 segundos, dilatação de 01 cm, com ruptura precoce de membranas”, conforme laudo médico do Drº Fernando Javier Camacho Castilho, que acompanhou o traslado da paciente, juntamente com a técnica de enfermagem Maria Nilce, que por suas mãos chegou “cheia de saúde” a pequena Alyce, ilustre passageira do GOA.   Os dois pilotos, Phelipe e João Cordeiro não esconderam a alegria e deram um sorriso de heróis.  “Não há como descrever tamanha emoção”, disse o tenente Maia.  “Foi uma emoção única para nós da tripulação! agradeço primeiramente a Deus por me oportunizar situações ímpares como esta”, disse Cordeiro.

pimentelApós passar a reportagem, Celso Portiolli recebeu Jéssica no palco do programa, ao vivo, hoje, no Dia das Mães. Muito emocionada, ela contou o que sentiu após dar a luz em pleno ‘Céus de Rondônia’. No palco ele abraçou os heróis do parto: os dois pilotos, o médico e a enfermeira. Foi emocionante. O secretário de Saúde, Williames Pimentel também foi convidado e esteve ao vivo no programa.  Segundo Pimentel, o governo está dotado o Estado de toda a infra estrutura para a saúde, contando com duas aeronaves e equipamentos de ponta.