Profissionais do Hospital de Campanha de Rondônia participam de simulação realística em atendimento de emergência

Com objetivo de melhorar ainda mais os atendimentos de Saúde do Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), iniciou na última quinta-feira (13) o projeto de capacitação e treinamento de simulação realística em atendimento de emergência com as equipes que atuam no Hospital de Campanha de Rondônia (Hcamp). A capacitação aborda temas como o suporte básico de vida e o uso de desfibrilador externo automático, a abordagem avançada de via aérea e o manejo hemodinâmico do paciente crítico em ambiente de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“As expectativas são as melhores possíveis e temos a honesta vontade de tornar o atendimento desta unidade excelente, diminuindo a mortalidade e melhorando o desfecho da saúde do nosso principal foco: o paciente”, disse Dr. Jonathan Keneddy da Costa, coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e ministrante do treinamento.

O diretor clínico do Hcamp, Dr. Maxwendell Batista, participou de uma capacitação sobre simulação realística com protocolo interno em um hospital em São Paulo. “A partir desta nova experiência, trouxemos a ideia para o Hcamp, onde montamos todo um projeto e decidimos colocar em prática. No mínimo duas vezes por semana teremos essa rotina dentro do hospital, com direito a aulas práticas”, destacou.

“Nós simulamos com a equipe de plantão como se fosse uma situação real. Estamos capacitando os novos profissionais conforme os protocolos internacionais. Essa é a forma mais eficaz que existe, pois muda completamente o perfil de atendimento dos pacientes quando a situação é real”, frisou Batista.

O NEP pretende ampliar a capacitação para todas as equipes do Hospital, incluindo também setores administrativos e prestadores de serviço, como seguranças e recepcionistas.

 

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Facebook Comments